quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quais os Projetos em Andamento do Programa EASIC-UFF?

- Estimulação Cognitiva com Idosos portadores de Demência e suporte aos seus cuidadores uma proposta do Programa de Enfermagem Gerontogeriátrico da UFF.
Proposta: Desenvolve um modelo de cuidado em enfermagem, na perspectiva interdisciplinar, em oficinas terapêutica cognitiva e funcional para os idosos com demência, e em grupo de suporte e orientação aos cuidadores de idosos com demência
- Captação dos idosos no pós-alta dos setores de clínica médica e cirúrgica do HUAP para a consulta de enfermagem no PIGG-UFF.
Proposta: Fazer o encaminhamento e a inserção do idoso no pós-alta hospitalar provenientes das clínicas médica e cirúrgica feminina e masculina do HUAP/ UFF na consulta de enfermagem do PIGG/ UFF.

- Projeto de Extensão A Visita Domicilar ao idoso portador de demência tem
Proposta: Visita Domiciliária que pode ser realizada por solicitação dos diversos profissionais, por necessidade de acompanhamento de qualquer intercorrência com o idoso observada na consulta de Enfermagem e/ou por solicitação dos familiares, devido a grande dificuldade dos idosos comparecerem à consulta de Enfermagem no ambulatório. O idoso portador de demência é dotado de peculiaridades, visto que além de deficiências neuromotoras, estes também apresentam incapacidades resultantes das lesões cerebrais, limitando o desempenho de suas atividades em tarefas do cotidiano como autocuidado, higiene e interação social e que por isto, precisa de um atendimento “sensível” e  humanizado, surgindo daí a atuação da Enfermagem. Visa assistir ao cliente no ambiente domiciliar, na busca do envelhecimento saudável considerando a integralidade da assistência; humanização do cuidar; promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde no contexto individual, familiar e comunitário apreciando o pacto pela vida. Além disso, presta assistência integral ao idoso, a família e a comunidade onde ele está inserido; promover a educação para a vida e para a saúde, e favorecer a participação ativa do idoso e de seus familiares, propiciando e incentivando o autocuidado, contribuindo para que o idoso possa ter uma melhor sobrevida, para o seu bem estar e para a manutenção da qualidade de vida.
 - Ações facilitadoras junto aos cuidadores de idosos com demência (PRÓ-CUIDEM)
Proposta: O projeto tem como objetivo proporcionar aos cuidadores suporte na realização das atividades de vida diária de idosos com demência, especificamente no que consiste nas informações sobre as alterações do processo demencial e da terapêutica recomendada, as orientar sobre cuidados diários no domicílio e promover a saúde do cuidador e do idoso demenciado frente às necessidades de cuidados diários.
- Enfermagem na Atenção à Saúde do idoso e seus cuidadores.
Proposta: Prestar assistência à saúde da pessoa idosa saudável e/ou com doenças crônicas degenerativas, destancando as demências, apoiar e orientar seus cuidadores através de visitas domiciliares aos idosos com restrições para deambulação. Atendimentos de todos os cuidadores de idosos portadores de demência, atividades de educação em saúde individual e em grupo.
- Cuidados a Pessoa com Doença de Alzheimer – Blog interativo.
Proposta: Desenvolver um blog interativo sobre os cuidados a pessoa com Doença de Alzheimer, na busca do estado de equilíbrio dessa clientela considerando a integralidade da assistência; humanização do cuidar; promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde no contexto individual, familiar e comunitário visando a qualidade de vida. Divulgar e atualizar permanentemente o conteúdo visando a informação de cuidadores, familiares, acadêmicos de enfermagem, alunos dos cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) e os profissionais de enfermagem.
-Contemplado com o PROEXT 2010
-Contemplado com o APQ1 da FAPERJ em 2010 e 2011

PROGRAMA DE EXTENSÃO “ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO E SEUS CUIDADORES” – EASIC-UFF


O que é o Programa EASIC-UFF?
Projeto vinculado ao Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão  desde 1997.

Este projeto emergiu das atividades realizadas no Mequinho, unidade onde funciona o Programa “A Enfermagem na Atenção á Saúde do Idoso e seus Cuidadores" da Universidade Federal Fluminense.
Características do Programa:
- Campo de ensino teórico – prático  para a graduação de Enfermagem;
- Realiza atividades de promoção à saúde e prevenção à doença com os idosos e seus cuidadores;
- Realiza Consultas de Enfermagem com os idosos saudáveis, com doenças crônicas e degenerativas, e com os cuidadores dos idosos;
-São realizadas visitas domiciliares aos idosos portadores de demência que fazem parte do programa, sendo prestada assistência a partir da Consulta de Enfermagem, tanto ao próprio idoso, quanto aos familiares e cuidadores, no que tange as orientações para o cuidado, no intuito de conhecer as principais necessidades do idoso portador de demência, no âmbito domiciliar bem como as necessidades dos cuidadores no que tange ao cuidado com o idoso no ambiente domiciliar,
- Realiza encontro com os cuidadores para informações sobre as Demências;
- Realiza oficinas de estimulação cognitiva com os idosos com demência,
- Participa de pesquisas interinstitucionais,
- Vinculado ao Grupo de Estudos Interinstitucional de Atenção à Saúde do Idoso.