quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Envelhecimento Ativo: Você sabe o que é?

       A política do Envelhecimento Ativo foi elaborada pela Unidade de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002.
    
Conceitualmente pode ser entendido como "processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas".
   
   Quais os focos dessa política?

*desenvolvimento potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida;

*participação da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades;
*propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessário. 

     Essa denominação surgiu a partir do fato do reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos seus princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização. Assim, essa política apoia o exercício de participação do idoso na comunidade.


Referências: Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Disponível em: http://www.sbgg.org.br/profissionais/arquivo/politicas_publicas/envelhecimento.pdf

domingo, 16 de novembro de 2014

Quedas em Idosos: Prevenção

 A queda pode ser definida como  o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil. É o mais sério e frequente acidente doméstico que ocorre com os idosos e a principal etiologia de morte acidental em pessoas acima de 65 anos

*Consequências:
Após a queda o idoso pode apresentar temor, pela dor, ou pela própria incapacidade funcional. A reabilitação pós-queda pode ser demorada, e, no caso de imobilidade prolongada, leva a complicações como tromboembolismo venoso, úlceras de pressão e incontinência urinária.

E com esse fato, como é a intervenção oferecida aos idosos?
  • Otimização medicamentosa: geralmente são administrados antidepressivos, os ansiolíticos, os neurolépticos e os hipnóticos.
  • Exercício Fisico:  melhore a força muscular e o equilíbrio.

Então, familiares, profissionais e amigos, vamos agir buscando diminuir os índices de quedas em idosos.

O conteúdo completo pertence a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: http://www.sbgg.org.br/profissionais/arquivo/diretrizes/queda-idosos.pdf