sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como lidar com pacientes acamados?

Quem tem parente, amigo ou paciente acamado sabe como este momento é difícil e delicado. Com o aumento populacional é possível visualizar a prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis, em especial aos idosos. Então, segue uma lista que permite basear a conduta ao idoso acamado:

  • Conforto: quarto claro, arejado e silencioso, evitando objetos que possam causar alergia. A cama deve ser adaptada à postura do cuidador, outro fator muito importante e que pode ser evitado, é a ocorrência de lesões cutâneas, para isso é necessário deixar os lençóis bem esticados.
  • Higiene: o banho é  revigorante ao paciente, principalmente quando ele participa desse momento, portanto é fundamental que os cuidadores estimulem essa atividade.
  • Nutrição: Deve-se ter o cuidado com a apresentação e o sabor da refeição. Nos pacientes que aceitam a alimentação naturalmente é válido o auxílio de canudos e bandejas. Já nos pacientes em uso de Sonda e Gastrostomia é fundamental o cuidado ao manuseio para evitar a infecção.
  • Eliminação: Uma excelente é conduzir o paciente em horários regulares ao banheiro para uso do vaso sanitário. 
Bom, cada caso é um caso e os cuidados devem ser específicos para cada paciente. O conteúdo completo, com outras dicas, está disponível no site da Alzheimermed http://www.alzheimermed.com.br/convivendo-com-o-paciente/pacientes-acamados