domingo, 19 de junho de 2016


Toda Demência é Alzheimer?

As falhas na memória constituem as queixas mais comuns em idosos. Aproximadamente 50% destes, queixam-se de dificuldades em lembrar nomes, palavras e número de telefones.
No entanto, a grande maioria, não apresenta uma doença primária da memória, ou seja, uma demência.
Vários fatores podem influenciar na memória, como a visão, a audição, a atenção, a concentração, a motivação, o humor, a cultura e as aptidões natas como a facilidade que cada um tem para lembrar-se de rostos, nomes, etc.
As queixas mais comuns de perda de memória em idosos podem ser explicadas pelo:
a)Envelhecimento normal, onde a memória não ocasiona prejuízo importante para o paciente, sem interferir com uma vida independente e autônoma.
b)Uso de medicamentos, particularmente aqueles que atuam no sistema nervoso central como os tranquilizantes, os soníferos, antidepressivos, drogas para vertigem, entre outros.
c)Doenças clinicas como os distúrbios da tireoide, da paratireoide, diminuição da vitamina B12, diminuição do sódio, etc.
d)Doenças neurológicas como a doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral.
e)Doenças psiquiátricas como a depressão e o transtorno crônico da ansiedade.

Portanto,  é necessário que se faça uma entrevista detalhada com o paciente e a família e solicite exames complementares incluindo exames de imagem cerebral (tomografia ou ressonância) e de sangue na investigação da possível causa dos esquecimentos, porque nem todo paciente que esquece é portador de demência e nem toda demência é Alzheimer.




Referência: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.Ulisses Gabriel de Vasconcelos Cunha. Toda demência é Alzheimer?. Minas Gerais. Disponível em:http://sbgg.org.br/toda-demencia-e-alzheimer/