domingo, 21 de agosto de 2016

O que você sabe sobre Alzheimer?
Qual a idade da maioria das pessoas com doença de Alzheimer?
R: Na maioria das pessoas os sintomas iniciam depois dos 60 anos de idade.A proporção de pessoas com a doença dobra a cada 5 anos a partir dos 65 anos de idade.Cerca de 5 % das pessoas com idade entre 65 e 74 anos tem a doença, mas quase a metade das que tem 85 ou mais são acometidas.


Normalmente o diagnóstico é feito pelo menos um ano depois dos primeiros sintomas que costumam ser leves e confundidos como “normais” no envelhecimento.



O que causa a doença do Alzheimer?


R: Não se conhece exatamente qual é a causa da doença de Alzheimer. O que se sabe é que a doença desenvolve-se como resultado de uma série de eventos complexos que ocorrem no interior do cérebro. A idade é o maior fator de risco para a doença. Quanto mais idade maior o risco.

Se uma pessoa da minha família tem Alzheimer eu tenho maior risco de ter a doença?

R: Ter um familiar com Alzheimer aumenta o risco duas ou três vezes na forma esporádica, mas não há como prever se a doença irá ocorrer.

Fora a genética, que outros fatores contribuem para que a doença se desenvolva?

R: Se bem que a causa da doença de Alzheimer ainda não esteja completamente esclarecida, alguns pesquisadores sugerem que traumas cranianos repetidos, especialmente os com perda da consciência no passado, processos inflamatórios cerebrais e o chamado “stress oxidativo” podem estar envolvidos na causa da doença.

Fazer palavras cruzadas previne a doença?

R: Alguns estudos sugerem que manter uma atividade intelectual como fazer palavras cruzadas, por exemplo, pode reduzir a probabilidade de se adquirir a doença de Alzheimer enquanto outros afirmam que ser mais escolarizado confere ao paciente maiores recursos intelectuais para contornar as limitações cognitivas típicas da enfermidade.

A alimentação pode proteger contra a doença?

R: Não há consenso sobre essa forma de proteção. Alguns estudos sugerem que a chamada “Dieta do Mediterrâneo” teria essa propriedade. Uma dieta saudável é fator de proteção comprovado em várias doenças, especialmente as cardiovasculares relacionadas com a aterosclerose.

Quais as outras doenças que têm sintomas parecidos com a doença de Alzheimer?
R: Tumores cerebrais, AVCs ( derrames ) , hidrocefalia de pressão normal etc.

Por que o diagnóstico precoce é tão importante?
R: Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de tratar os sintomas corretamente, retardando a evolução da doença.

Alzheimer é causada por problemas circulatórios?
R: Não! Erroneamente conhecida pela população como “esclerose” ou como o “velhinho gagá” não está relacionada com problemas circulatórios.

Referência: Associação Brasileira de Alzheimer.


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Quais fatores de risco para o Alzheimer?

  • A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência da Doença de Alzheimer (DA). Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos.
  • As mulheres parecem ter risco maior para o desenvolvimento da doença, mas talvez isso aconteça pelo fato de elas viverem mais do que os homens.
  • Os familiares de pacientes com DA têm risco maior de desenvolver essa doença no futuro, comparados com indivíduos sem parentes com Alzheimer. No entanto, isso não quer dizer que a doença seja hereditária.
  • Embora a doença não seja considerada hereditária, há casos, principalmente quando a doença tem início antes dos 65 anos, em que a herança genética é importante. Esses casos correspondem a 10% dos pacientes com Doença de Alzheimer.
  • Pessoas com histórico de complexa atividade intelectual e alta escolaridade tendem a desenvolver os sintomas da doença em um estágio mais avançado da atrofia cerebral, pois é necessária uma maior perda de neurônios para que os sintomas de demência comecem a aparecer.
  • Outros fatores importantes são os que referem ao estilo de vida. Alguns destes: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.


Referência: Associação Brasileira de Alzheimer.http://www.abraz.org.br/sobre-alzheimer/fatores-de-risco