Alguém que está doente ou tem alguma limitação funcional necessita de cuidados. Mas muita gente se esquece de que aqueles que cuidam de outra pessoa também precisam de atenção especial. Afinal, quem exerce o papel de cuidador de idosos passa por desgastes físicos e emocionais e, se não se precaver, também acabará adoecendo (GRATÃO, 2012).
Um dos principais riscos que um cuidador de idosos está sujeito é a ausência de autocuidado. Longas horas sem descanso e falta de apoio para dividir as tarefas que levam à sobrecarga, à anulação da vida pessoal e ao estresse, com inúmeras consequências para a saúde (ROSO, 2023).
Muitas vezes o cuidador tira o foco de si e se doa 100% à pessoa que está sendo cuidada, o que o expõe a diversas condições, como: (GRATAO, 2012; ROSO, 2023)
Insônia, falta de apetite e irritabilidade;
Fadiga;
Tendência a vícios e abuso de substâncias (cafeína, álcool, cigarro ou medicamentos);
Problemas físicos (palpitações, tremores e queixas digestivas);
Mudanças frequentes de humor e estado de ânimo;
Dar importância excessiva a pequenos detalhes;
Maior tendência a se acidentar;
Não admitir a existência de sintomas físicos ou psicológicos.
Todos estes sintomas são, muitas vezes, sinais do esgotamento físico e psicológico desse cuidador, por isso devemos nos atentar a eles. Na próxima semana falaremos sobre formas de evitar e aliviar este desgaste psicológico que recai sobre o cuidador.
Referências
GRATÃO, A. C. M. et al. Sobrecarga e desconforto emocional em cuidadores de idosos. Texto Contexto - Enferm. v. 21, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/wbT7yCZMDVq5JMSGNbx7vvz/#
ROSO, L. O cuidador também precisa de cuidado: conheça os riscos do trabalho sem descanso. GZH zero hora, 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/60-mais/noticia/2023/07/o-cuidador-tambem-precisa-de-cuidado-conheca-os-riscos-do-trabalho-sem-descanso-cljr1i9xs00180150mys7sxl2.html#:~:text=Um%20dos%20maiores%20riscos%20a,in%C3%BAmeras%20consequ%C3%AAncias%20para%20a%20sa%C3%BAde.