O TDAH é uma disfunção neurobiológica que pode acarretar em seus portadores, sinais como a desatenção, inquietude e a impulsividade (ABDA, 2023). Desse forma, é essencial explorar diferentes ferramentas e medidas que facilitem a vida do idoso com TDAH.
Dicas para ajudar com o TDAH (ABDA, 2021)
Estimular a prática de exercícios físicos! Os exercícios são capazes de estimular a produção de dopamina, um neurotransmissor o qual, no caso do TDAH, tem sua regulação afetada.
Proporcionar um sono de qualidade! A restrição de sono pode piorar os sintomas do TDAH. Assim, é interessante evitar cafeína e o uso excessivo de telas próximo a hora de dormir, para se investir em um sono de qualidade.
Estimular o consumo de alimentos saudáveis, procurando reduzir a ingestão de açúcar.
Incentivar o hábito de escrever listas com as tarefas mais importantes do dia, ou de manter uma agenda por perto, com os compromissos futuros anotados nela.
Auxiliar o idoso a ajustar alarmes em relógios ou celulares, reduzindo o problema da perda da noção de passagem do tempo.
Indicar o tratamento com profissionais qualificados para cuidar de pacientes com TDAH, como Neurologistas, Psiquiatras e Psicólogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário