O mês de outubro é conhecido no mundo todo como o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, que é um dos tumores mais comuns entre as mulheres: estima-se que 1 em cada 8 mulheres será diagnosticada em algum momento da vida, com maior frequência após os 50 anos. Apesar de tantos avanços, ele ainda representa uma das principais causas de morte feminina no Brasil e no mundo, o que torna a prevenção e o diagnóstico precoce fundamentais (Ministério da Saúde, 2021).
A importância da mamografia
O principal exame para a detecção precoce é a mamografia, recomendada a partir dos 40 anos. Ela continua sendo indicada para mulheres idosas, desde que sua expectativa de vida seja superior a 5 anos, pois, nesses casos, o diagnóstico precoce pode garantir um tratamento menos agressivo e melhores resultados. Outros exames, como ultrassonografia e ressonância magnética, podem ser usados de forma complementar quando necessário (SHIMADA, 2022).
Atenção aos sinais
Toda mulher deve conhecer o seu corpo. Alterações como nódulos, secreções, mudanças na pele ou na forma da mama são sinais de alerta e devem motivar a procura imediata por orientação médica. O autoexame não substitui a mamografia, mas pode ajudar a identificar mudanças que não devem ser ignoradas (SHIMADA, 2022).
O Outubro Rosa é um lembrete de que toda mulher, em qualquer idade, merece acesso a cuidados de saúde de qualidade, exames regulares e tratamento digno. Para as mulheres idosas, essa mensagem é ainda mais importante, já que a prevenção e o diagnóstico precoce podem garantir mais qualidade de vida e anos ao lado da família.
Referências
SHIMADA, A.; KARNAKIS, T. Outubro Rosa - Câncer de Mama na Mulher Idosa. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2022. Disponível em: https://sbgg.org.br/outubro-rosa-cancer-de-mama-na-mulher-idosa/
BRASIL. Ministério da Saúde. Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama. Biblioteca Virtual em Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário