No dia 1 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Idoso, em referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso em 2003 através da aprovação da Lei n°10.741. A Resolução 46/91 aprovada pela ONU em 1991, norteia princípios como a autorrealização e a dignidade. Alguns exemplos dessas diretrizes são: “Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade” e “Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos ou mentais”. (UOL, 2022)
A população idosa atualmente representa cerca de 14,3% do país e em 2030 esse número estará ultrapassando o de crianças e adolescentes, ou seja, terá mais idosos no Brasil. Isso pode desencadear em inúmeros estereótipos negativos que estão relacionados à velhice, e por esta razão a Resolução e a Lei são tão importantes. (BVS, 2022)
Deve-se ser comemorado nesse dia a longevidade, recorrente de inúmeros avanços da medicina, pois as pessoas estão vivendo mais. No entanto, muitas estão envelhecendo sem saúde financeira e precisando cada vez mais de ajuda familiar. Nesse quesito, foi criada a gerontologia financeira, que é uma disciplina multidisciplinar no qual ajuda na longevidade financeira. (CBN, 2022)
Portanto, esse dia tão importante revela um caráter protetivo em relação aos direitos dos idosos. Essa parcela da população sofre um grande descaso em relação à sua aposentadoria, ao seu precário lazer, à sua família, etc. Não podemos esquecer que um dia faremos parte desta parcela e é de suma importância o respeito, a dignidade e a sabedoria dos idosos. (Instituto processos)
Referências
FERNANDES, Cláudio. "1º de Outubro – Dia do Idoso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-idoso.htm. Acesso em 07 de outubro de 2022.
ALVES, B. 01/10 – Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade: “A jornada para a igualdade” | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade-a-jornada-para-a-igualdade/>. Acesso em: 7 out. 2022.
Dia internacional do idoso: o que temos a comemorar? Disponível em: <https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/388804/dia-internacional-do-idoso-o-que-temos-comemorar.htm>. Acesso em: 7 out. 2022.
VIEIRA, A. G. A. L. A importância do estatuto do idoso na efetivação do princípio da igualdade material.[s.l: s.n.]. Disponível em: <http://institutoprocessus.com.br/2012/wp-content/uploads/2011/12/7_edicao1.pdf>. Acesso em: 7 out. 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário