Dentre as condições neurodegenerativas que mais causam as síndromes demenciais tem-se a demência frontotemporal que ocorre quando existe uma atrofia que leva a perda de células nervosas de um ou ambos os lobos frontais e temporais do cérebro, sendo o tipo de demência mais comum em pessoas com menos de 60 anos. Com isso tem-se uma alteração progressiva da regulação do humor, comportamento, visão e fala, que podem variar de acordo com a gravidade do acometimento (ABRAz, 2023; CNN BRASIL, 2023).
Sintomas característicos das demências Frontotemporais (HUANG, 2023):
Mudanças na personalidade e no comportamento social, podendo ter desinibição;
Problemas para entender a linguagem;
Dificuldade de ter pensamentos abstratos, como relacionados às emoções;
Dificuldade para realizar tarefas em ordem, podem ou misturar etapas;
O tratamento busca aliviar os sintomas como a agitação com medicamentos, terapias para o estresse, ansiedade e depressão, criar um ambiente seguro para prevenir acidentes, criar uma rotina de atividades que devem ser explicadas ao idoso e incluir o cuidador capacitando-o no processo de cuidado, fonoaudiólogo para auxiliar na alimentação dentre outros tratamentos direcionados aos sintomas (CNN BRASIL, 2023; HUANG, 2023).
Referências:
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Demência. 2023. Disponível em: <https://abraz.org.br/sobre-alzheimer/demencia/>. Acesso em 15 mar 2023.
CNN BRASIL. Entenda o que é a demência frontotemporal, que afeta o ator Bruce Willis. 17 fev 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/entenda-o-que-e-a-demencia-frontotemporal-que-afeta-o-ator-bruce-willis/>. Acesso em 15 mar 2023.
HUANG, J. Demência frontotemporal. MSD e os Manuais MSD, 2023. Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/delirium-e-dem%C3%AAncia/dem%C3%AAncia-frontotemporal-dft>. Acesso em 15 mar 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário