O ato de mastigar e engolir são feitos de forma automática na rotina, porém às vezes ocorre algo que pode dificultar esse processo. A disfagia é a dificuldade de engolir alimentos ou até a própria saliva, que é comum em idosos mas pode acontecer em qualquer fase da vida. (BRASIL, 2022; Vida Saudável, 2023)
Esse problema pode estar associado a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson, infecções, ao uso de próteses mal colocadas ou perdas dentárias também podem levar ou agravar o problema dentre outros. (BRASIL, 2022)
Alguns sintomas comuns são a tosse ou engasgo nas refeições, dor ao engolir ou a sensação constante de alimento preso na garganta, azia, problemas na fala. Algumas complicações possíveis são a broncoaspiração de alimentos, que pode levar a pneumonia ou morte, além do comprometimento do estado nutricional, pois a pessoa deixa de se alimentar direito devido a dificuldade e ao risco de aspiração
Aqui vão algumas dicas de cuidado: (BRASIL, 2022; Rede D’or, 2023)
Dar mordidas menores na hora de se alimentar
Evitar alimentos secos
Evitar deitar após comer
Consultas com o fonoaudiólogo e nutricionista podem ajudar a diminuir as complicações, uma vez que irão propor uma conduta de tratamento.
Referências:
BRASIL. Governo Federal. Ministério da Saúde. Disfagia: saiba identificar os sintomas e prevenir as consequências. 2022. Disponível em:< https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/disfagia-saiba-identificar-os-sintomas-e-prevenir-as-consequencias>. Acesso 15 jun 2023.
Rede D’or. Disfagia. 2023. Disponível em: <https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/disfagia>. Acesso 15 jun 2023.
Vida Saudável: o blog de Einstein. O que é disfagia? Veja quais são os sintomas, causas e tratamentos. 2023. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/disfagia/#:~:text=A%20disfagia%20%C3%A9%20definida%20como,est%C3%A1%20preso%20em%20nossa%20garganta.>. Acesso em: 15 jun 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário