A síndrome do imobilismo é um problema que compromete a qualidade de vida do idoso, pois pode impedir sua capacidade de realizar uma mudança na postura, como de estar sentado e não conseguir se levantar ou deitado e não conseguir se virar. A sua causa está associada a problemas que levam esse idoso a ficar acamado, como a queda, medos, síndromes, demências dentre outros. (MESQUITA, 2022; Sanar 2022)
Pode levar a complicações problemas como:(MESQUITA, 2022)
Atrofia e perda da força dos músculos, devido ao tempo de cama;
Limitação dos movimentos;
Desidratação da pele, que pode levar a lesões
Delirium e depressão devido a situação e ao tipo de restrição do idoso
Dificuldade para engolir, que pode levar a má nutrição ou broncoaspiração
Demência, que pode resultar em perda involuntária de fezes e urina
Aqui vão algumas dicas de como tratar: (MARTINELLI, 2019, MESQUITA, 2022)
A melhor forma de ser cuidar do idoso com a síndrome é através de sua prevenção, que consistem de ações que impeçam que esse idoso se torne acamado, como:
Exercícios para fortalecer os músculos,
Organizar o ambiente para prevenir quedas
Evitar remédios que causem sono
Trabalhar o medo da queda, se necessário com ajuda de um profissional
Acompanhamento com um fisioterapeuta
Referências:
MESQUITA, L. Síndrome do imobilismo: entenda o que é, como tratar e como prevenir. ago 2022. Eu médico residente. Disponível em: <https://www.eumedicoresidente.com.br/post/sindrome-do-imobilismo>. Acesso em 18 jun 2023.
MARTINELLI, J. A Síndrome do Imobilismo e Critérios Para Seu Diagnóstico. 5 dez 2019. Portal do Idoso. Disponível em: <https://idosos.com.br/sindrome-do-imobilismo/>. Acesso em 18 jun 2023.
Sanar Residencia Médica. Síndrome de Imobilismo: o que é, diagnóstico e tratamento. jun 2022. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/sindrome-de-imobilismo-o-que-e-diagnostico-e-tratamento>. Acesso em 18 jun 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário