quarta-feira, 5 de junho de 2024

Junho Violeta: conscientização e combate à violência ao idoso

 


A violência contra idosos são todas ações (repetidas ou não) e omissões que infringem a integridade da pessoa idosa, de tal forma que lhe cause sofrimento físico ou psicológico, dano ou morte (CAMACHO, 2024).


Este tipo de violência está diretamente ligada com o etarismo e o preconceito frequente na sociedade. Isso se dá devido a uma concepção equivocada de que as pessoas com mais de 60 anos são incapazes de realizarem suas atividades, com pouca autonomia e pouco discernimento. Dessa forma, o julgamento e a generalização instigam um comportamento exclusivo/destratamento da sociedade com os idosos (CAMACHO, 2024).


Onde ocorre a violência ao idoso?


A violência contra idosos ocorre em inúmeros locais de convivência humana, como nas relações familiares e amigáveis. Além do contexto familiar, a violência contra os idosos pode acontecer em casas de repouso, em lugares públicos, no contexto hospitalar e institucional e entre outros (CAMACHO, 2024). 


Você sabia? 


No período de 2020 a 2023, a ocorrência da violência ocorreu em sua maioria em pessoas do sexo feminino, sendo 68% em 2020, 67% em 2021, 69% em 2022 e 67,5% em 2023. (BRASIL, 2024) 


Além disso, os filhos foram os principais agressores, com elevado percentual na relação suspeito de agressão e o idoso vítima da violência no período de 2020 a 2023. (BRASIL, 2024)


O que fazer em casos de suspeita de violência contra o idoso?


Os maus-tratos influenciam diretamente na qualidade de vida do idoso podendo levar a distúrbios sociais, emocionais, traumas físicos e até mesmo a um óbito antecipado. Por isso não hesite em denunciar os casos de violência através do Disque 100, canal de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direito Humanos, lá eles darão todas as orientações necessárias ao denunciante (BRASIL, 2023).



Referências 


CAMACHO, A.C.L.F et al. Cartilha informativa sobre violência contra o idoso. 2024. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746177


BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br


BRASIL. Violências contra a pessoa idosa: saiba quais são as mais recorrentes e o que fazer nesses casos. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.  Disponível em:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/violencias-contra-a-pessoa-idosa-saiba-quais-sao-as-mais-recorrentes-e-o-que-fazer-nesses-casos


Nenhum comentário: