Muitos idosos com o avanço da demência apresentam perda de controle das funções fisiológicas, podendo ser destacada a Incontinência Urinária. Então vamos expôr aqui algumas informações para o melhor entendimento do caso.
A incontinência urinária pode ser definida como qualquer perda involuntária da urina, sendo classificada em 2 tipos de acordo com a causa:
- Incontinência Mista: ocorre em associação à urgência e esforços;
- Incontinência Funcional: relacionada à limitações fisicas, déficit cognitivo e/ou limitações ambientais.
É importante avaliar:
- Cheiro;
- Urgência para usar o banheiro;
- Preocupações com o posicionamento;
- Limitações no vestuário;
- Frequência das perdas / volume/ horário / circunstâncias
O que fazer nesses casos?
Sinalizar o banheiro, usar barras no banheiro, cadeiras higiênicas, usar roupas de velcro ou elástico, melhoras a comunicação e manter a privacidade são algumas maneiras de lidar com os idosos que sofrem da incontinência.
Esse quadro muitas vezes não é identificado precocemente, por isso é importante avaliar as manifestações que os idosos apresentam, uma vez que a incontinência está relacionada com a modificação na qualidade de vida.
Fonte: Luciana Moreno Marques. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Comissão de Educação Continuada. Incontinência Urinária no Idoso. 2009. Disponível no link: http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2014/10/incontinencia-urinaria.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário