sábado, 26 de novembro de 2016

Memória: como funciona?

       O nosso cérebro tem a capacidade de armazenar as informações sob duas formas:
- Memória de procedimento: armazena os dados de atividades realizadas constantemente. Nela se incluem todas as habilidades motoras, sensitivas e intelectuais;

- Memória declarativa: armazena os dados por meio dos sentidos do cérebro como associação de dados, dedução e criação de idéias. Nela estão presentes os fatos vivenciados pela pessoa (memória episódica) e de informações adquiridas pela transmissão do saber de forma escrita, visual e sonora (memória semântica). 

*Amnésia x Esquecimento
  
    A amnésia é definida como uma condição patológica em que a pessoa perde a capacidade de armazenar informações novas ou de evocar as antigas. Esse quadro tem diversos tipos de causas, podendo ser transitória ou permanente.
   Já o esquecimento é caracterizado como uma falha na retenção ou evocação dos dados da memória. Trata-se de fenômeno muito comum que, em maior ou menos grau, ocorre com qualquer pessoa. Mas também deve ser investigada a sua causa.

   Sabe-se que o desuso é um fator condicionante destas situações, portanto é fundamental estimular a memória com atividades manuais e mentais.

Referências: Sociedade Brasileira de Neurociência. Disponível em: http://www.sbneurociencia.com.br/html/a10.htm 

Nenhum comentário: