domingo, 4 de dezembro de 2016

Idosos e Problemas Cognitivos

        O idoso com Doença de Alzheimer apresenta significativa perda das funções mentais devido à perda dos neurônios, mecanismo característico da doença.

        O ideal é que o idoso desempenhe as atividades que ainda consegue desempenhar, permitindo a sua autonomia, mesmo que seja um processo lento e delicado. Por isso, a ajuda oferecida deve ser gradual. Uma dica interessante é oferecer pouco e se necessário aumentar a oferta de auxílio:



  • Observe como o paciente desempenha as tarefas. Se ele estiver seguro, permita que ele faça sozinho.
  • Auxilie apenas nas etapas que o paciente não conseguir fazer. Por exemplo, fazer parte da receita culinária, com auxílio para acompanhar a receita ou mexer no fogo.
  • Faça a maior parte, mas permita que o paciente participe de alguma maneira do resultado, nem que seja fazendo escolhas.
  • Faça pelo paciente o que ele não conseguir, para garantir sua segurança, saúde e qualidade de cuidado.
       É importante fazer com o paciente e não pelo paciente, respeitando e preservando a sua capacidade. Supervisione, auxilie e faça por ele apenas quando ele não possuir condições para execução da determinada tarefa. Isso permitirá a autoestima e será boa fonte de utilização de recursos disponíveis.

        Seguem algumas dicas para o planejamento de atividades:

  • Auxilie o paciente dividindo tarefas em etapas. Se necessário, monitore-o verbalmente (diga o que ele deve fazer a cada momento).
  • Faça listas de afazeres, descrevendo as etapas a serem cumpridas.
  • Selecione atividades que, por serem complexas, precisam de auxílio e garanta o máximo de autonomia, oferecendo ajuda apenas no que o paciente não for capaz de fazer sozinho.
Referências: AlzheimerMed. Problemas Cognitivos. Disponível em: http://abraz.org.br/orientacao-a-cuidadores/cuidados-com-o-doente-de-alzheimer/problemas-cognitivos


Nenhum comentário: