sexta-feira, 27 de setembro de 2019

QUEDAS: UMA QUESTÃO DE PREVENÇÃO


Uma queda não é apenas um evento que pode gerar consequências físicas, pois a partir disso, o idoso acaba perdendo um pouco da sua autonomia e se tornando mais dependente do outro. As consequências psíquicas e sociais estão fortemente relacionadas ao evento da queda.

Ao contrário do que muitos pensam, para prevenir uma queda, não basta apenas proporcionar um ambiente seguro, amplo, iluminado e com barras de apoio, pois na presença de obstáculos simples, os  jovens não caem devido aos seus recursos (musculatura, equilíbrio, reflexos) que os protegem e esses recursos podem ser buscados/trabalhado pelos mais velhos para que seja evitado uma possível queda.


Normalmente, idosos possuem uma chance maior de cair uma vez que acumulam uma série de fatores de risco classificados como intrínsecos (que são as dificuldades individuais de cada um) ou extrínsecos (que são as dificuldades encontrados no próprio meio ambiente). São eles:



FATORES EXTRÍNSECOS
FATORES INTRÍNSECOS
      1)  Piso escorregadio
1-    Doenças
            2) Calçado inapropriado
2-    Medicações
             3) Tapete dobrado
3-    Alterações Sensoriais (perda da visão/audição)

4-    Força muscular



           
Dessa forma, compreendendo melhor o motivo das quedas, pode-se adotar intervenções mais eficazes para então prevenir as quedas.


Cabe ao profissional especialista na área da geriatria/gerontologia, abordar o problema de forma ampla, realizando uma extensa revisão da história clínica, exame físico e mental, inventário medicamentoso e eventualmente avaliação do ambiente domiciliar, onde as quedas são mais frequentes.

 Desse modo, o profissional especialista será capaz de identificar candidatos a correção de catarata, indicar atividades que estimulem o equilíbrio e/ou aumentem a força muscular, suspender medicamentos que potencialmente aumentam o risco de quedas, sugerir mudanças estruturais que tornem o ambiente domiciliar menos perigoso, e fazer outras recomendações de forma individualizada.

           



REFERÊNCIA

BRASIL. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Quedas: Uma questão de prevenção. Disponível em: https://sbgg.org.br/quedas-uma-questao-de-prevencao/. Acesso em 18 de agosto de 2019.

Nenhum comentário: