sábado, 30 de novembro de 2019

A INDIVIDUALIDADE DO CUIDADO AO IDOSO COM ALZHEIMER


De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a doença de Alzheimer apresenta-se em um número crescente em todo o mundo e promove grande impacto na família com várias mudanças na sua dinâmica e grandes demandas de saúde, pois cuidar de uma pessoa com Doença de Alzheimer requer  conhecimento de toda a família, para viabilizar a sua adaptação diante das várias e novas situações que podem surgir.

Para o cuidado com idoso com essa doença neurodegenerativa, é necessário que esse cuidado tenha uma visão mais ampla, pois a partir dessa abordagem, será capaz de perceber que, além das mudanças próprias da doença, existem situações que alteram o planejamento do dia a dia.

Um exemplo disso é a diferença na condução do cuidado  do idoso com Alzheimer em casa, no consultório, em internamento como UTI e ILIPI (Instituição de Longa Permanência para Idoso). Portanto, vale ressaltar que cada situação é diferente e peculiar, e é muito comum a existência de doenças crônicas que requerem tratamento continuado.

É importante entender que o controle rigoroso de todas as patologias tem influência direta na própria doença cerebral, podendo mudar a sua evolução. No Idoso frágil, os cuidados são outros e a estratégia de tratamento e metas são diferentes dos casos de idosos não frágeis. A prescrição muda. O idoso de ontem não é mais o mesmo de hoje, torna-se mais vulnerável e susceptível a internamentos, cirurgias e UTI.



REFERÊNCIA

BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer: O idoso com Alzheimer e seus mundos. Disponível em http://abraz.org.br/web/2019/08/23/o-idoso-com-alzheimer-e-seus-mundos/ . . Acesso em 01 de outubro de 2019.

Nenhum comentário: