A estimulação
cognitiva tem por objetivo trabalhar e estimular as funções cerebrais da
pessoa, ou seja, sua capacidade de memorização, concentração, coordenação,
atenção, resolução de problemas, entre outras, visando preservar ou melhorar tais
funções.
Em
idosos com Doença de Alzheimer, a estimulação cognitiva frequente (associada à
medicação adequada) é fundamental para retardar o avanço do quadro e amenizar
seus sintomas. Além de melhorar as funções cerebrais, a confiança, autonomia,
auto estima e controle do idoso também melhoram com a prática da estimulação.
Dentre
as atividades de estimulação cognitiva destacam-se:
tarefas de cálculo, estimulação da memória, atividades para atenção e
orientação.
1)
Tarefas de Cálculo
ü Essa
habilidade pode ser trabalhada de diferentes maneiras, uma delas seria ordenar uma
lista de números previamente fornecidos, seja do menor para o maior, ou vice- versa;
ü Por
outro lado, também pode trabalhar essa habilidade por meio do cálculo mental. Deve-se
começar com operações mais simples e ir aumentando o nível pouco a pouco.
ü Além
disso, pode dar a pessoa um número inicial elevado e pedindo para que ela faça subtrações
consecutivas até um número específico. Por exemplo, começamos com o número 27 e
a pessoa deve ir subtraindo de 3 em 3.
2)
Estimulação da Memória
ü Imagens
e fotografias: com esses elementos é possível trabalhar a memória a curto prazo.
Primeiro, deve-se observar a imagem atentamente para, após alguns minutos, tentar
lembrar detalhes que aparecem nela.
ü Lembrar palavras ditas por outra pessoa: a
pessoa que irá ler criará uma lista com várias palavras, após isso, será dita
em voz alta para o idoso lembra-las.
3)
Atividades de Atenção
ü Para
trabalhar a atenção em casa, pode-se usar a leitura: essa atividade pode ser realizada
individualmente ao ler um texto ou com outra pessoa através da leitura em voz alta.
A leitura deve ser seguida de rodadas de perguntas e descrição de dados específicos,
que nos permitam exercitar essa função.
ü Além
disso, assim como nas atividades para memória, pode-se trabalhar com imagens. Nesses
casos, é preciso se concentrar em detalhes mais específicos das figuras a fim
de melhorar a atenção.
4)
Atividades para orientação
ü Nesse
caso, é importante trabalhar a orientação nas três esferas: tempo, espaço e
círculo social. Para melhorar a orientação, algo que sempre preocupa quando uma
pessoa começa a mostrar sinais de t=deterioração cognitiva, pode trabalhar com
perguntas diárias como:
4.1- Dia da semana, mês
em que nos encontramos e ano.
4.2- Estação na qual nos
encontramos.
4.3- Momento do dia e
atividades que devemos realizar (café-da-manha).
4.4- Data de nascimento e idade.
4.5- Lugar em que
estamos (cidade, rua, etc).
4.6- Nome da pessoa e do
acompanhante.
REFERÊNCIAS
AGUSTÍN, S.; ESPERT, R.; Estimulación
cognitiva: una revisión neuropsicológica. Therapeía: estudios y propuestas
en ciencias de la salud, v. 6, p. 73-94. 2014
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