domingo, 21 de junho de 2020

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS FAZEREM EM CASA EM TEMPOS DE COVID-19




A estimulação cognitiva tem por objetivo trabalhar e estimular as funções cerebrais da pessoa, ou seja, sua capacidade de memorização, concentração, coordenação, atenção, resolução de problemas, entre outras, visando preservar ou melhorar tais funções.

Em idosos com Doença de Alzheimer, a estimulação cognitiva frequente (associada à medicação adequada) é fundamental para retardar o avanço do quadro e amenizar seus sintomas. Além de melhorar as funções cerebrais, a confiança, autonomia, auto estima e controle do idoso também melhoram com a prática da estimulação.

Dentre as atividades de estimulação cognitiva  destacam-se: tarefas de cálculo, estimulação da memória, atividades para atenção e orientação.


1) Tarefas de Cálculo
ü  Essa habilidade pode ser trabalhada de diferentes maneiras, uma delas seria ordenar uma lista de números previamente fornecidos, seja do menor para o maior, ou vice- versa;
ü  Por outro lado, também pode trabalhar essa habilidade por meio do cálculo mental. Deve-se começar com operações mais simples e ir aumentando o nível pouco a pouco.
ü  Além disso, pode dar a pessoa um número inicial elevado e pedindo para que ela faça subtrações consecutivas até um número específico. Por exemplo, começamos com o número 27 e a pessoa deve ir subtraindo de 3 em 3.


2) Estimulação da Memória
ü  Imagens e fotografias: com esses elementos é possível trabalhar a memória a curto prazo. Primeiro, deve-se observar a imagem atentamente para, após alguns minutos, tentar lembrar detalhes que aparecem nela.
 ü  Um jogo tradicional de memória.
 ü   Lembrar palavras ditas por outra pessoa: a pessoa que irá ler criará uma lista com várias palavras, após isso, será dita em voz alta para o idoso lembra-las.


3) Atividades de Atenção
ü  Para trabalhar a atenção em casa, pode-se usar a leitura: essa atividade pode ser realizada individualmente ao ler um texto ou com outra pessoa através da leitura em voz alta. A leitura deve ser seguida de rodadas de perguntas e descrição de dados específicos, que nos permitam exercitar essa função.

  ü  Além disso, assim como nas atividades para memória, pode-se trabalhar com imagens. Nesses casos, é preciso se concentrar em detalhes mais específicos das figuras a fim de melhorar a atenção.


4) Atividades para orientação
ü  Nesse caso, é importante trabalhar a orientação nas três esferas: tempo, espaço e círculo social. Para melhorar a orientação, algo que sempre preocupa quando uma pessoa começa a mostrar sinais de t=deterioração cognitiva, pode trabalhar com perguntas diárias como:
                        4.1- Dia da semana, mês em que nos encontramos e ano.
                        4.2- Estação na qual nos encontramos.
                        4.3- Momento do dia e atividades que devemos realizar                                                    (café-da-manha).
                         4.4- Data de nascimento e idade.
                        4.5- Lugar em que estamos (cidade, rua, etc).
                        4.6- Nome da pessoa e do acompanhante.


REFERÊNCIAS
AGUSTÍN, S.; ESPERT, R.; Estimulación cognitiva: una revisión neuropsicológica. Therapeía: estudios y propuestas en ciencias de la salud, v. 6, p. 73-94. 2014

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