quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Cuidados com o idoso com bruxismo

 



O bruxismo consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes de forma involuntária, que pode ser durante o sono ou em alguns casos enquanto a pessoa estiver acordada, tendo o nome de briquismo. Em ambos os casos a pessoa muitas vezes não percebe a ação até sentir a dor na região da boca (orofacial). (IBIO, 2018)

Ademais, o bruxismo está ligado ao estresse do cotidiano, podendo afetar pessoas de qualquer idade, sexo e etnia. De forma geral podem ocorrer sintomas como dor ou zumbido no ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono, dor de cabeça dentre outros. (CARVALHO; SOUZA, 2017)


A dor por si só já é um dos grandes problemas para a população idosa, e o bruxismo além da dor pode causar incômodos como: (VARELLA, 2022)


  1. Desgaste no dente ou na dentadura;

  2. Riscos de problemas consequentes como na articulação da mandíbula;

  3. Afetar a rotina e qualidade de vida devido a dor;

  4. Problemas de alimentação ou degustação;

  5. Dificuldade de fala e de higienização da boca.


Sendo assim, se você ou seu cuidador identificaram sinais de bruxismo procure um profissional de odontologia caso para ver o melhor tipo de cuidado, e como é um problema que tem relação com a rotina vale a pena procurar um profissional de saúde que lhe ajuda com técnicas para relaxar e ajudar na saúde mental. (VARELLA, 2022)


Bibliografia:


CARVALHO, Ana Clara; SOUZA, Francielle Vieira de. Concepções atribuídas pelo idoso acerca da dor orofacial. Revista Médica de Minas Gerais (RMMG), v.6, set, 2017. Disponível em: <http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2230>. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20160122. Acesso em 20 jul 2022.

Quem tem bruxismo pode usar prótese dentária?. Instituto Brasileiro de Implantes Odontológicos (IBIO), set 2018. Disponível em: <https://www.ibio.com.br/quem-tem-bruxismo-pode-usar-protese-dentaria/>. Acesso em 20 jul 2022.

VARELLA, D. Bruxismo. UOL, 2022. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/bruxismo/>. Acesso em 20 jul 2022.




Nenhum comentário: