quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Dor crônica em idosos com Alzheimer

 



As dores crônicas são definidas como consequências de patologias crônicas e que duram 6 meses ou mais, sendo segundo estudos,  a dor crônica presente em mais de 50% dos idosos, especialmente as musculoesqueléticas. A dor é algo desconfortável que pode afetar a qualidade de vida do indivíduo e pode ser expressada pela fala, gestos, expressões, dentre muitas outras formas de comunicação não verbal. (GOLDSTEIN, 2017)

Dependendo do estágio da Doença de Alzheimer o idoso pode ter dificuldades para relatar a dor com palavras, mas isso não quer dizer que ele não esteja sentindo dor ou desconforto, então é importante observar o comportamento do indivíduo e não banalizar as suas reclamações. Com isso, faz-se necessário entender alguns dos sinais que o paciente pode ter que representem uma dor, desconforto ou algum problema similar para assim saber o momento de recorrer a uma unidade de saúde. (CARMO, 2019)


Considerando a dificuldade de relatar as suas dores verbalmente, aqui alguns sinais que o idoso com Alzheimer pode fazer caso tenham algum desconforto: (CARMO, 2019)

1)Choros e/ou gemidos;

2)Alterações constantes no comportamento, como desânimo, agitação, irritação;

3)Uma proteção de certa parte do corpo, como o braço, ou evitar se locomover devido a dor;

4)Expressões ou gestos que levem a considerar o sofrimento e tristeza;

5)Redução do apetite, alteração no sono.

Esses são alguns exemplos de como os sinais da dor e sofrimento podem se manifestar além das reclamações verbais, sendo assim se cuidem e observem atentamente o comportamento do idoso.


Bibliografia:

CARMO, WR. A Doença de Alzheimer pode Causar Dor?. 13 ago 2019. Disponível em: <https://www.willianrezende.com.br/alzheimer-pode-causar-dor/#:~:text=No%20caso%20dos%20pacientes%20com,quando%20os%20sintomas%20se%20intensificarem>. Acesso em: 1 set 2022.

Goldstein, GCA. A Dor Crônica no portador da Doença de Alzheimer. Portal do envelhecimento. 18 ago 2017. https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/dor-cronica-no-portador-da-doenca-de-alzheimer/. Acesso em: 1 set 2022.




Nenhum comentário: