quarta-feira, 17 de maio de 2023

A higiene entre os idosos




A higiene é o conjunto de medidas para prevenir as doenças. A higiene corporal é essencial entre a população idosa, pois além de recuperar a saúde do idoso, promove conforto e bem estar.(TENA, 2018; BEM ME CARE, 2020)

A higiene oral deve ser realizada diariamente, ter uma alimentação adequada e ir periodicamente ao dentista é importante. Para os idosos que utilizam próteses dentárias enfatiza-se ainda mais essas consultas pois as mesmas podem estar mal instaladas contribuindo para que os alimentos se acumulem indevidamente nos espaços bucais. (TENA, 2018; BEM ME CARE, 2020)

Pode-se enfatizar a importância da higiene das mãos, antes de manusear os alimentos e antes das refeições. A higiene das mãos previne contra infecções e pode ser feita com uso de sabonetes ou álcool em gel para promover a redução das sujeiras e redução microbiana. Os alimentos devem ser lavados com água limpa, corrente e tratada. (TENA, 2018; BEM ME CARE, 2020)

O ambiente de permanência do idoso deve ser limpo e organizado, suas roupas de cama devem ser trocadas e lavadas sistematicamente.  (BEM ME CARE, 2020)

A higiene íntima previne infecções, assaduras e lesões. Para casos de incontinência urinária, os idosos devem utilizar toalhas umedecidas próprias, pois facilitam a higiene oferecendo conforto e praticidade, nesses casos, em seguida deve-se usar uma proteção adequada como as fraldas descartáveis.  (BEM ME CARE, 2020)

A forma do idoso se vestir também é parte da higiene pessoal, as roupas devem ser limpas e confortáveis. A barba deve ser feita como forma de reduzir o crescimento de bactérias e microorganismos, além disso, a barba feita produz uma aparência cuidada.  (BEM ME CARE, 2020)

Referências:  

TENA. Higiene: passo importante na prevenção de doenças em idosos. 13 jul 2018. Disponível em: https://www.tena.com.br/cuidadores/higiene-passo-importante-na-prevencao-de-doencas-em-idosos. Acesso em 29 mar 2023

BEM ME CARE. Cuidados na higiene dos idosos. 23 mar 2020. Disponível em:https://casaderepousobemmecare.com.br/cuidados-na-higiene-dos-idosos/. Acesso em 29 mar 2023




Nenhum comentário: