A Universidade Federal Fluminense através do Instituto de Comunicação está desenvolvendo um software de apoio ao diagnóstico médico da demência, do Alzheimer e do Transtorno Cognitivo Leve.
O projeto se chama "Pesquisas em Sistemas de Apoio á Decisão e ao Diagnóstico de Doenças Associadas ao Adoecimento" (SiADE), este está em fase de aperfeiçoamento e permite diagnosticar estágios iniciais ou pré-clínicos das doenças, a ferramenta avalia vários dados do paciente, como sinais, sintomas, resultados de testes neuropsicológicos, fatores predisponentes e dados demográficos, após essa avaliação o sistema analisa a probabilidade do desenvolvimento das doenças.
O sistema tem como principal vantagem a facilidade de acesso, pois os profissionais de saúde poderão acessar essa ferramenta através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Mais um avanço da união entre a tecnologia e a saúde!!!
O conteúdo completo publicado no site da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro está disponível no link: http://www.faperj.br/?id=2960.2.0
- Este Blog trata de assuntos sobre a Doença de Alzheimer e Outros Distúrbios Demenciais além dos cuidados de Enfermagem, resultado da Tese de Doutorado da Prof.ª Alessandra Camacho pela EEAN/UFRJ. - Divulga as Produções acadêmicas do Programa e de assuntos relacionados às Síndromes Demenciais além de atividades desenvolvidas no Pró-cuidem: Ações facilitadoras para cuidadores de pessoas com demencias e no CASIC (Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário