segunda-feira, 20 de julho de 2015

Software para diagnóstico de distúrbios demenciais

A Universidade Federal Fluminense através do Instituto de Comunicação está desenvolvendo um software de apoio ao diagnóstico médico da demência, do Alzheimer e do Transtorno Cognitivo Leve.
O projeto se chama "Pesquisas em Sistemas de Apoio á Decisão e ao Diagnóstico de Doenças Associadas ao Adoecimento" (SiADE), este está em fase de aperfeiçoamento e permite diagnosticar estágios iniciais ou pré-clínicos das doenças, a ferramenta avalia vários dados do paciente, como sinais, sintomas, resultados de testes neuropsicológicos, fatores predisponentes e dados demográficos, após essa avaliação o sistema analisa a probabilidade do desenvolvimento das doenças.

O sistema tem como principal vantagem a facilidade de acesso, pois os profissionais de saúde poderão acessar essa ferramenta através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Mais um avanço da união entre a tecnologia e a saúde!!!
O conteúdo completo publicado no site da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro está disponível no link: http://www.faperj.br/?id=2960.2.0

Nenhum comentário: