quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Envelhecimento e suas Repercussões

Na publicação de hoje, iremos abordar o tema do envelhecimento neste mês em que comemoramos o dia do idoso. O artigo chamado "Como envelhecemos e quais as principais repercussões" retrata essa temática.
O envelhecimento é sem dúvida uma grande conquista recente na história da humanidade, pois há poucos anos atrás a nossa expectativa de vida era bem mais baixa. A partir do século XX, no período pós guerra, os países desenvolvidos passaram a ter melhor controle das condições (sanitárias, educação, moradia...), em países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento), como no Brasil, essa mudança demográfica demorou mais um pouco a ocorrer. 
Com a melhora no controle de doenças transmissíveis, surgem as doenças crônicas-degenerativas, características da saúde do idoso, em especial.
O envelhecimento é um processo heterogêneo, isto é, possui diferentes formas de vivenciar, de acordo com as características socioambientais.
A qualidade de vida, termo tão falado atualmente está muito mais relacionado com os hábitos de vida e do comportamento, do que com a carga genética. Isso quer dizer, que é possível agir sob o meio em que vivemos, interferindo para a qualidade de vida.
A autora do artigo conclui afirmando que o envelhecimento é sim uma das maiores conquistas da humanidade, mas que para ser bem sucedido é necessário que ocorra maior organização e planejamento em todos os sentidos (biológico, econômico, político, sociocultural e psicológico).

Referência: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tarso Lameri Mosci. Como envelhecemos e quais as principais repercussões. Rio de Janeiro.  Disponível em: http://sbgg.org.br/sobre-como-envelhecemos-e-quais-as-principais-repercussoes/ 

Nenhum comentário: