domingo, 26 de março de 2017

A enfermagem na promoção da percepção positiva sobre o envelhecimento


 


Em 16 de outubro de 2016, dia em que se comemora o Dia do Idoso, foi proposto pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) 126/2016, a mudança do símbolo de identificação preferencial de idosos, pois o símbolo atual remete a um idoso frágil, arqueado sobre uma bengala, de caráter pejorativo e não expressa com objetividade que o assento/lugar  no transporte público ou em estabelecimentos é preferencial a pessoas com mais de 60 anos. Esse projeto de lei ainda está para ser votado na Comissão de Direitos Humanos, mas nos leva a pensar que o estereótipo do idoso incapaz, doente e pouco atraente é algo comum em nossa sociedade.
Em uma sociedade que valoriza a capacidade de atração, a energia e a juventude, esses mitos e estereótipos levam a desvalorização dos idosos, o que prejudica seu envelhecimento saudável, visto que, de acordo com pesquisas, os idosos que tem uma imagem positiva sobre o envelhecimento realmente vivem 7,5 anos a mais do que aqueles com uma imagem negativa (Levy et.al.,2002). A enfermagem pode ajudar a promover uma percepção positiva sobre o processo de envelhecimento quando trabalha com esses pacientes. 
As tarefas de desenvolvimento ajudam a lidar com as mudanças e perdas que o envelhecimento traz, como por exemplo, perda de saúde, de parentes, da sensação de ser útil, de uma vida independente...Esse ajuste difere de pessoa para pessoa, devido cada pessoa ser singular. O enfermeiro pode trabalhar com idoso:
- Adaptação à diminuição da saúde e força física;
- Adaptação à aposentadoria e renda reduzida ou renda fixa;
- Adaptação a morte de um cônjuge, filhos irmãos, amigos
- Aceitação de si mesmo com o envelhecimento;
- Manter arranjos de vida satisfatórios;
- Redefinição das relações com filhos adultos e irmãos;
- Encontrar formas para manter a qualidade de vida.
Algumas adaptações são mais fáceis de serem realizadas, outras necessitam do suporte de familiares e amigos, além dos profissionais de saúde. O importante é ressaltar que apesar das dificuldades físicas, sociais, psicológicas que o idoso venha a ter, o envelhecimento não é algo pejorativo na vida, e sim mais uma fase a ser desfrutada com bem estar de se viver.

Fonte:
-POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Cap.14, p. 181 e 182.

-BRASIL. Agência Senado. Símbolo de preferência deve respeitar idosos, segundo projeto em pauta na CDH. Disponível em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/06/simbolo-de-preferencia-deve-respeitar-idosos-segundo-projeto-em-pauta-na-cdh> Acesso em: 16/03/17.

Nenhum comentário: