domingo, 2 de julho de 2017

Incontinência urinária em idosos e cuidados com a troca de fralda


A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra. Segundo Malmsten (1997), sua prevalência na população com mais de 65 anos de idade é de 15 a 30%. Isso acarreta problemas de convívio social e psicológicos para os pacientes e familiares, fazendo com que o idoso tenha auto-estima diminuída e aconteça um isolamento social.
A presença de incontinência urinária deve ser avaliada, pois nem sempre os idosos a referem na avaliação clínica por vergonha ou por acharem ser isso normal no processo de envelhecimento. Perguntar diretamente se a pessoa idosa perdeu urina recentemente ou sentiu-se molhada é uma forma rápida de verificar o problema. Se a resposta for afirmativa, deve-se investigar as possíveis causas.
De acordo com a ABRAZ, o paciente com Doença de Alzheimer pode perder a habilidade de reconhecer a necessidade de ir ao banheiro, de localizar onde fica o banheiro ou, ainda, de não saber o que fazer quando chega lá. Muitos não aceitam usar fraldas durante o dia e a noite, podendo urinar sem querer no caminho ao banheiro, na cama, em cadeiras e sofás. Isso pode acarretar o ambiente do idoso a ficar sujo e com cheiro de urina, além de criar assaduras caso ele não seja trocado e higienizado, fazendo com que ocorram momentos constrangedores ao idoso e criando uma exclusão social.
É necessário esclarecer ao idoso que ele irá usar fraldas por questões de saúde. Conversar com o idoso que o item “fralda” não é algo pejorativo e que lhe trará benefícios pessoais e sociais é uma questão fundamental.
Na troca da fralda, o enfermeiro deve-se atentar para:
  •          A condição da pele e mucosas do idoso, pois podem ocorrer assaduras e manchas brancas.
  •          Deve-se realizar a troca da fralda em intervalos regulares, nunca deixando a fralda molhada em contato com o corpo por muito tempo, pois pode ocasionar assaduras e lesões.
  •          A cada troca de fralda, deve-se realizar uma limpeza completa da região genital com água e sabonete neutro, também podendo ser utilizados lenços umedecidos. Porém pelo menos uma vez ao dia, essa limpeza deve ser feita com água e sabão.
  •          Um ato de extrema importância é secar muito bem a pele após a limpeza, para evitar assaduras e proliferação de microorganismos.
  •          Pode ser utilizada pomadas para assaduras a cada troca de fraldas, lembrando de retirar o excesso de pomada da troca de fralda anterior.


Referências:
·         ABRAZ. Associação Brasileira de Alzheimer. Disponível em: < http://www.abraz.org.br/ > Acesso em: 30/06/17.
·         BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde. p. 34 e 92. 2007.

·         MALMSTEN U, MILSOM I, MOLANDER U, et al. Urinary incontinence and lower urinary tract symptoms: an epidemiological study of men aged 45 to 99 years. J Urol. 1997.

Nenhum comentário: