quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pesquisa aponta que bactérias intestinais podem ser a chave para prevenir a doença de Alzheimer

A renomada revista científica Nature publicou um estudo no qual relaciona a flora intestinal com a prevenção do Alzheimer. A pesquisa foi realizada em camundongos,e constatou-se que a microbiota intestinal dos camundongos sem a Doença de Alzheimer era diferente dos camundongos que possuíam a doença. Também foi observado que camundongos com uma boa microbiota intestinal desenvolveram menos placas beta-amilóides. As placas beta-amilódes são proteínas que se depositam entre os neurônios dificultando a transmissão de sinais entre as células nervosas; Elas são um marcador da doença.


A composição da microbiota intestinal é definida por fatores genéticos e estilo de vida. Ela pode ser facilmente modificada pela alimentação e outros hábitos, como sedentarismo, ingestão de produtos industrializados, alcoolismo, assim também como exposição a toxinas.
Segundo a pesquisa, as bactérias intestinais estão intimamente ligadas ao sistema imunológico, logo, ao mudar a composição da microbiota intestinal, o sistema imunológico é afetado. “Isso sugere que uma dieta saudável para o intestino pode desempenhar um papel poderoso na prevenção” do Alzheimer.

A ingestão de grãos, frutas e vegetais ajudam a manter a microbiota intestinal saudável e ativa, ajudando a prevenir a Doença de Alzheimer.


Referências:
·        HARACH, Taoufiq et alReduction of Abeta amyloid pathology in APPPS1 transgenic mice in the absence of gut microbiota. Nature Publishing Group, 2017. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/srep41802> Acesso em: 28/07/17.

·        GREGOIRE, C. Targeting Gut Bacteria May Be The Key To Preventing Alzheimer's. 2017. . Disponível em: < http://www.huffpostbrasil.com/entry/gut-bacteria-alzheimers_us_589e0e09e4b03df370d628be> Acesso em: 28/07/17

Nenhum comentário: