sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Os 10 principais sintomas iniciais de demência

O ser humano é singular. Doenças podem afetar cada pessoa de um jeito diferente, pois depende de fatores como saúde, estilo de vida, hábitos alimentares, entre outros. Os sinais e sintomas de uma demência pode variar de pessoa para pessoa, porém existem semelhanças.

A Alzheimer’s Disease International apontou os dez principais sintomas que podem indicar o início de uma demência.


1) Perda de memória
Ocorre uma perda da memória, principalmente a memória de curto prazo, que é o sintoma mais comum de demência. Esquecer o nome de pessoas pode parecer normal, porém quando se esquece o contexto, por exemplo, que a pessoa é seu filho, seu vizinho, seu parente, é algo a prestar atenção.

2) Dificuldade em realizar tarefas familiares
Pessoas com demência possuem dificuldade em realizar tarefas diárias que podem ser simples, como por exemplo, preparar uma refeição e estender roupas.

3) Problemas com a linguagem
Eventualmente, todos temos dificuldade para encontrar a palavra certa, mas uma pessoa com demência muitas vezes esquece palavras simples ou substitui palavras incomuns, fazendo do discurso ou escrita difíceis de entender.

4) Desorientação de tempo e lugar
Pessoas com demência podem se perder em lugares familiares, como a rua em que vivem, esquecer onde estão ou como chegaram lá e não saber como voltar para casa. Também podem confundir dia e noite.

5) Menor ou pobre julgamento
Pessoas com demência possuem dificuldade de julgamento. Um exemplo pode ser no vestuário, onde vestem-se várias camadas de roupas em um dia quente ou pouca roupa em um dia frio.

6) Problemas com o acompanhamento de coisas
Uma pessoa com demência pode ter dificuldade em acompanhar uma conversa ou acompanhar o pagamento de suas contas, por exemplo.

7) Desajustando coisas
Qualquer pessoa pode temporariamente perder sua carteira ou chaves. Uma pessoa com demência pode colocar coisas em lugares incomuns, como um ferro na geladeira ou um relógio de pulso no armário de cozinha.

8) Mudanças de humor ou comportamento
Todos temos mudanças de humor, porém uma pessoa com demência pode tornar-se excessivamente emocional e experimentar mudanças rápidas de humor sem motivo aparente, ou a pessoa pode demonstrar menos emoção do que era usual anteriormente.

9) Problemas com símbolos e relacionamentos.
Uma pessoa com demência pode apresentar problemas com simbologia, como por exemplo, ver um sinal vermelho e entender que é para acelerar.Pode-se tornar irritável, deprimida, apática ou ansiosa e agitada principalmente em situações em que problemas de memória lhe causam dificuldades, apresentando problemas em seus relacionamentos com familiares e amigos.

10) Isolamento social
Às vezes, todos podem se cansar de obrigações sociais, tarefas domésticas ou atividades comerciais. No entanto, uma pessoa com demência pode-se tornar muito passiva, sentada na frente da televisão por horas, dormindo mais do que o habitual ou parece perder o interesse em passatempos.

Se você tiver algum desses sintomas ou estiver preocupado com um amigo ou parente, visite o seu médico e discuta suas preocupações!


Referência:
·         Alzheimer Desease International. Early Symptoms. Disponível em: < https://www.alz.co.uk/info/early-symptoms> Acesso em: 01/08/17.

Nenhum comentário: