sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O cuidador de idosos e a sobrecarga emocional

Cuidar é um processo que envolve entrega, doação, habilidade, ganho de experiência, aumento da valorização pessoal, fortalecimento de vínculos, entre outras coisas; Porém o ato de cuidar não envolve apenas benefícios.

Existe uma sobrecarga no ato de cuidar, pois exige uma demanda tanto física quanto emocional do cuidador, que muitas vezes não teve um preparo psicológico e técnico sobre esta função que agora faz parte do seu cotidiano.


É exigido do cuidador prestar cuidados intensos, e com isso sua vida pessoal é modificada, pois, além de se dedicarem ao paciente, precisam substituir as tarefas por ele desempenhadas previamente e reorganizar tarefas de sua responsabilidade e vida pessoal. Assumir o papel de cuidador tem como consequência a redução da liberdade e um elevado senso de responsabilidade sobre a pessoa que está sendo cuidada. Com isso ocorre perdas na vida pessoal, “como diminuição de independência, restrição de tempo para atividades pessoais, problemas sexuais, privação de sono, possibilidade de viver exclusivamente para a pessoa doente, tendência ao isolamento e diminuição de rede de apoio social, sacrifício do presente e do futuro, além de alterações na vida familiar como ruptura e mudanças na dinâmica e carga financeira. O estresse age no estado emocional do cuidador interferindo na vida pessoal, familiar ou até na qualidade de cuidado oferecido.”
Aliado ao estresse, existe pouco suporte emocional e social, o que dificulta o enfrentamento da situação pelo cuidador, pois se intensifica a sensação de responsabilidade, culpa, preocupação, podendo até mesmo desenvolver para depressão e ansiedade.
O cuidador também precisa de atenção e cuidado para suportar as demandas do dia a dia, perdas e cansaço físico e emocional. A redução do estresse pode ser encontrada no apoio emocional, social e familiar.
Referência:
ABRAZ. O estresse do cuidador. Disponível em:< http://abraz.org.br/orientacao-a-cuidadores/cuidados-com-o-familiar-cuidador/o-estresse-do-cuidador> Acesso em: 15/10/17 às 14h.

Nenhum comentário: