sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Benefícios dos Grupos de Apoio ao cuidador de idosos com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais

Um grupo de apoio é um espaço de encontro e aprendizagem onde ocorre troca de experiências entre familiares e cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais. No grupo, o participante tem a oportunidade de fazer depoimentos, refletir sobre o cuidado, buscar em conjunto novas estratégias para superar dificuldades e descobrir alternativas para lidar melhor com o dia a dia que sofreu modificações após se tornar cuidador.
Participar de um grupo de apoio traz benefícios para os cuidadores. São eles, segundo ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer):
·         Acesso a informações atualizadas sobre a doença e os tratamentos, aumentando a segurança de cuidado e a tomada de decisões;
·         Favorecimento da aceitação da nova situação, que envolve mudanças significativas na vida e na qualidade de vida dos envolvidos;
·         Investimento na qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso com Doença de Alzheimer;
·         Desenvolvimento de um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas;
·         Favorecimento da interação com o idoso a partir de melhor compreensão das necessidades da pessoa com demência, seus sintomas e estratégias de manejo.
“Os Grupos de Apoio da ABRAz são mediados por coordenadores voluntários selecionados e treinados e que devem respeitar as orientações, responsabilidades e treinamentos oferecidos. Os coordenadores podem ser um familiar-cuidador experiente ou um profissional da área da saúde. A maior parte dos Grupos tem frequência mensal.”
Os Grupos de Apoio da ABRAz estão divididos em Informativos, onde a pessoa recebe Informações relevantes sobre a Doença de Alzheimer, tratamentos, cuidados necessários ao idoso com demência, entre outros temas de interesse;  e Apoio Social e Emocional, onde ocorre trocas de experiência e reflexão.  Quando o coordenador for especificamente da área da saúde mental (psicólogo ou psiquiatra), há também espaço para um maior aprofundamento nas emoções, com favorecimento de soluções criativas e flexibilidade para mudanças com implementação de estratégias eficientes para superar problemas.
Você pode encontrar um grupo de apoio em seu estado através do site da ABRAZ! Clique no link http://abraz.org.br/assistencia-abraz/grupos-de-apoio-ao-familiar-cuidador e identifique a cidade onde você mora.
Busque apoio!
Referência:

ABRAZ. Grupos de apoio ao familiar-cuidador. Disponível em: <http://abraz.org.br/assistencia-abraz/grupos-de-apoio-ao-familiar-cuidador> Acesso em 17/10/17.

Nenhum comentário: