domingo, 26 de agosto de 2018

OS DIFERENTES TIPOS DE DEMÊNCIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS




    A demência, segundo a quarta edição do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-IV) da American Psychiatric Association, é definida como o declínio de memória associado ao déficit de pelo menos uma outra função cognitiva (linguagem, funções executivas, identificação de objetos ou locomoção) com intensidade suficiente para interferir no desempenho social ou profissional do indivíduo.
   Os transtornos demenciais podem ser classificados em demências reversíveis e irreversíveis. As demências reversíveis são aquelas que, apesar de causarem danos ao cérebro, podem ter seus sintomas revertidos. Exemplos desse caso são tumores cerebrais, deficiência de vitamina B12, hidrocefalia normotensiva, entre outros. Já as demências do tipo irreversível são progressivas, ou seja, pioram com o passar do tempo. Os danos causados ao cérebro, neste caso, não podem ser interrompidos ou revertidos.
  Como as demências do tipo irreversível são as mais prevalentes, é importante conhecer os seus diferentes tipos e suas características. Nesse grupo de demências estão a Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência por Corpos de Lewy, Demência Frontotemporal e a Demência Mista:


-DOENÇA DE ALZHEIMER

    A Doença de Alzheimer é a síndrome demencial mais prevalente. Tipicamente, trata-se de uma doença de idosos, em que a prevalência aumenta com o avançar da idade, afetam 30% daqueles com 85 anos ou mais. Além do comprometimento da memória, ocorre prejuízos na orientação, atenção, elocução, capacidade para resolver problemas e habilidades para realizar as atividades da vida diária.


-DEMÊNCIA VASCULAR

   Outra classificação, que é a segunda causa principal de demência no ocidental, com prevalência de 10 a 20% entre as demências, está a Demência Vascular, causada pelas doenças cardiovasculares (AVC). A Demência Vascular pode ter início agudo, seguida por uma sucessão de acidentes vasculares cerebrais por trombose, embolia ou hemorragia. As características principais da Demência vascular são o déficit de planejamento/raciocínio, apraxia de marcha e o déficit de memória, que nesse caso é secundário.


-DEMÊNCIA POR CORPOS DE LEWY

    A Demência por Corpos de Lewy é a terceira causa de demência mais frequente. Trata-se de uma doença neurológica caracterizada por alterações visuoperceptivas e disfunção executiva acompanhada por alucinações visuais proeminentes, flutuação da atenção e características motoras espontâneas do parkinsonismo (rigidez e tremor). Neste caso a memória permanece preservada nas fases iniciais.


-DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL

  Na Demência Frontotemporal as manifestações clínicas começam relativamente cedo (por volta dos 57 anos), sendo rara depois dos 75 anos. Tal demência tem caráter progressivo, discreto comprometimento da memória episódica, importante alterações comportamentais, de personalidade e alterações na linguagem, deterioração das capacidades executivas e da atenção. Dentre as alterações comportamentais estão o isolamento social, impulsividade, apatia, irritabilidade, perda de crítica, inflexibilidade mental, desinibição, sinais de hiperoralidade, descuido da higiene corporal e sintomas depressivos.


-DEMÊNCIA MISTA

   A Demência Mista é definida pela ocorrência simultânea de eventos característicos da Doença de Alzheimer (DA) e da Demência Vascular (DV). Estima-se que mais de 1/3 dos pacientes com DA apresentam também lesões vasculares, e proporção similar de pacientes com DV exibam alterações patológicas características da DA. A apresentação mais comum da Demência Mista é a do paciente com sintomas e características clínicas típicas da DA que sofre piora abrupta, acompanhada pela presença de sinais clínicos de AVC.



















REFERÊNCIAS


FORNARI, L.H.T. et al. As diversas faces da síndrome demencial: como diagnosticar clinicamente. Revista Scientia Médica, v.20, n°2, p.(185-193). Porto Alegre, 2010.

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington: APA; 1994.

Nenhum comentário: