segunda-feira, 20 de maio de 2019

AVALIAÇÃO DA DOR EM IDOSOS

        Dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial. A dor é considerada o 5° sinal vital e é subjetiva e individual, mas não abstrata, isso quer dizer que a dor é sentida de formas diferentes, em intensidade diferentes em cada pessoa. O que para uma pessoa pode gerar dores fortes, para uma outra não necessariamente.
     Isso também está relacionada a forma como as experiências são processadas por cada pessoa.  Devido a esses fatores, as pessoas ao sentirem dor devem ser compreendidas e para o seu tratamento adequado não se deve banalizar a dor que refere.
      Idosos possuem menor sensibilidade a estímulos dolorosos e, por isso, ao presenciar um relato de dor do idoso deve-se ter o entendimento que aquela dor provavelmente é verdadeiramente muito  alta.
      Há dois tipos de dores: a crônica e a aguda. A aguda é aquela que pode durar até 30 dias e a crônica é aquela que ultrapassa esse período de dias e, além disso, pode estar associada a depressão, ansiedade, isolamento social, distúrbios do sono, comprometimento da cognição e do comportamento.  
    Profissionais de saúde utilizam instrumentos para avaliar a dor sentida pelo idoso e um deles é descrição  e numeração verbal, onde a pessoa que se queixa de dor descreve e elege um número que melhor representa a dor referida naquele momento. Mas também existe: a Escala Visual Numérica, Escala de Faces do Adulto e Escala Visual Analógica.
     Em demenciados a dor costuma ser negligenciada.  Um instrumento para sua pronta identificação permite estabelecer diagnóstico e instituir terapêutica adequada e, assim, promover qualidade de vida para o idoso e seu cuidador.  



REFRÊNCIA
BRASIL. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Disponível em: sbgg.org.br/. Acesso em 20 de maio de 2019.




 

Nenhum comentário: