sexta-feira, 14 de junho de 2019

CUIDADOR DE IDOSO: COMO ESCOLHER?


Em setembro de 2012, o Senado aprovou o projeto de lei 284/11 que havia sido encaminhado para a Câmara dos Deputados. O projeto sugere que o cuidador seja:

 -MAIOR DE 18 ANOS;

- COM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO;

-COM CERTIFICADO DE CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO CONTENDO NO MÍNIMO 160 HORAS DE AULA EM INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.


Ou seja, não é todo mundo que pode ser cuidador de idoso, há critério para isso, pois durante o curso de cuidador de idoso é passado todo o conhecimento necessário para que o cuidador ao concluir o curso pode ter adquirido competências necessárias para assumir tal cargo.


 Além desses requisitos, é interessante ter uma entrevista com os pretendentes antes de assumirem o cargo. Pois na entrevista, pode-se colher informações como o histórico de trabalho daquele profissional e ter referência de outras famílias onde tenha trabalhado.

Deve-se atentar se o candidato possui um certificado de curso, em instituição qualificada, cuja grade tenha sido composta por conteúdos que abordem importantes questões sobre como cuidar de uma pessoa idosa.


Questionar sobre os motivos que levaram aquela pessoa a tornar-se um cuidador de idosos. Esclarecer sobre o grau de dependência do idoso, observando se a pessoa está apta para executar tarefas como banho, alimentação, companhia entre outras coisas. 


Após o início das atividades, é muito importante observar o comportamento do idoso, pois mesmo os acamados, com dificuldade de expressão, se comunicam por gestos e olhares. Mudanças repentinas de comportamento devem ser avaliadas.

Importante também conversar com esse cuidador buscando, sempre, informações sobre o dia de trabalho e sobre o comportamento do idoso.


Para que todo esse processo seja algo efetivo, é fundamental que se realizem acordos prévios como: carga horária do cuidador com o idoso, realização de atividades, respeito aos direitos trabalhista como: folga, salário justo, férias. 

REFERÊNCIA
BRASIL. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: cuidador de idoso: como escolher? Disponível em: https://sbgg.org.br/cuidadores-de-idosos-como-escolher/. Acesso em 27 de maio de 2019.

Nenhum comentário: