segunda-feira, 24 de junho de 2019

O ENVELHECIMENTO E A MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS


Ainda que, seja de conhecimento que o envelhecimento traz consigo uma gama de dificuldades para aquele que está passando por esse processo, é possível viver uma vida com manutenção da autonomia e independência. O envelhecimento traz consigo as alterações físicas, psíquicas e emocionais a que estamos sujeitos ao envelhecer acabam por limitar a nossa capacidade de executar, desde as mais elaboradas até as pequenas e simples tarefas do nosso cotidiano. 

Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer, são fases da vida biológico do ser humano, portanto, é preciso encarar o envelhecimento não como algo que se deve evitar, mas como um processo que deve ser planejado com critérios.
Para se manter ativo e com autonomia devemos:

 - ACEITAR E ENTENDER QUE ENVELHECER É ALGO NATURAL;
-MUDAR NOSSOS HÁBITOS DE VIDA PARA PROMOVER A NOSSA SAÚDE;
-REALIZAR PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE;
-FAZER PARTE DE ATIVIDADES SOCIAIS;
- REALIZAR AVALIAÇÕES DE SAÚDE PERIODICAMENTE;
-EXERCITAR A MEMÓRIA;
-TRABALAHAR A ESPIRITUALIDADE;


“viver a vida de forma ativa, participativa e produtiva, aproveitando-a com serenidade, consciência e plenitude, mas sempre com a certeza de que somos seres frágeis e incompletos” (BRASIL, 2019).


REFERÊNCIA
BRASIL. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Como o idoso pode manter a capacidade de realizar as atividades do dia a dia? Disponível em: https://sbgg.org.br/como-o-idoso-pode-manter-a-capacidade-de-realizar-as-atividades-do-dia-a-dia/. Acesso em 28 de maio de 2019.



Nenhum comentário: