terça-feira, 16 de julho de 2019

ACOMPANHAMENTO COTIDIANO: ALIMENTAÇÃO




Ao contrário do que ocorre com outras doenças crônicas como: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, que exigem uma dieta mais rigorosa, na Doença de Alzheimer, não há uma restrição de um ou mais alimentos que irá se aplicar a todos os pacientes. A dieta poderá ser feita por um profissional da saúde capacitado, com o olhar individualizado para cada paciente, ou seja, a dieta de um paciente com Doença de Alzheimer pode não ser a mesma que de um outro paciente, pois irá depender do que os pacientes irão apresentar como consequência da doença.

A boa nutrição é muito importante para a saúde geral e também para o funcionamento cerebral e, além disso, o idoso também precisa de uma dieta balanceada para que não haja excesso ou carência de algum tipo de nutriente.

São comuns queixas que envolvem alterações no apetite do idoso com doença de Alzheimer, como perda de peso ou fome exagerada. Em ambos os casos o monitoramento da família e/ou do cuidador, deve ser realizado para favorecer uma alimentação adequada.

Deve-se sempre conferir a temperatura dos alimentos, pois alimentos muito quentes podem provocar queimaduras na boca e na língua do paciente. Uma alternativa para isso, é a utilização de prato térmico, para evitar que a comida esfrie enquanto ele se alimenta. A perda de peso geralmente está associada a alterações no apetite, dificuldades cognitivas ou questões físicas, portanto deve-se controlar essa perda de peso em casa ou em uma farmácia, pois é mais fácil prevenir a perda de peso que reverter um quadro de desnutrição. Segue abaixo alguns cuidados a serem tomados ao idoso com doença de Alzheimer acerca da perda de peso e das questões físicas.









PERDA DE PESO
1)Estimular alimentação com uso de utensílios coloridos e alimentos de cores diferentes;
2)Optar por alimentos que possam ser manipulados com as mãos, para aumentar o interesse pelo contato;
3)Servir pequenas porções por vez;




QUESTÕES FÍSICAS
(queimaduras, lesões, dor)
1)Cortar os alimentos em pequenos pedações;
2)Se necessário, triture os alimentos;
3) Examinar a boca do paciente para ver se tem alguma lesão;
4) Perguntar se sente dor ao deglutir tal alimento e/ou liquído;




Referência

BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer: Orientações a cuidadores: alimentação. Disponível em :http://abraz.org.br/web/orientacao-a-cuidadores/acompanhamento-cotidiano/alimentacao/.  Acesso em 25 de junho de 2019.


Nenhum comentário: