quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

DIABETES E DOENÇA DE ALZHEIMER


 

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (2020), o Diabetes Mellitus e a Doença de Alzheimer (DA) têm sua incidência relacionada com o fator idade, uma vez que as doenças crônicas são mais prevalentes com o avanço da idade. O diagnóstico de Diabetes tem sido relacionado com o declínio cognitivo e um maior risco de desenvolver demências, como a Doença de Alzheimer.


A doença de Alzheimer influencia negativamente o metabolismo da Glicose, o que faz com que ocorra o aparecimento de um ciclo que induz alteração no comportamento, síndrome de fragilidade e distúrbios de memória.


A presença do Diabetes na Doença de Alzheimer pode acelerar o processo de neurodegeneração e, nessa situação, as células nervosas passam a funcionar de forma inadequada, resultando em: ALTERAÇÕES COGNITIVAS.


Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (2020), inúmeros estudos têm demonstrado um aumento significativo do risco de desenvolver demência tanto em homens como em mulheres que desenvolveram diabetes tipo 2; com um dos estudos mostrando que homens com baixa produção de insulina aos 50 anos apresentavam maior probabilidade de desenvolver DA do que aqueles com produção normal de insulina.


Os pesquisadores também identificaram que o risco para demência aumenta de acordo com a duração e a gravidade do diabetes. Dessa forma, destacam-se as medidas de PREVENÇÃO a essas duas condições como prioritárias.


A fisioterapia tem um papel extremamente importante tanto na prevenção quanto no tratamento, uma vez que as atividades realizadas pelo fisioterapeuta podem promover estabilidade nos níveis glicêmicos, além de estimular diversos domínios cognitivos.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer. Diabetes e Doença de Alzheimer. Disponível em: https://abraz.org.br/2020/2020/11/20/diabetes-e-doenc%CC%A7a-de-alzheimer-da/ Acesso em 25 de novembro de 2020

Nenhum comentário: