segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

ENVELHECIMENTO ATIVO: VOCÊ SABE O QUE É?


 

Resumidamente, a Organização Mundial de Saúde(OMS) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia(SBGG) trata a expressão “Envelhecimento Ativo” como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.


Aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais e permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.


A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho.


A SBGG(2020) diz que o objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.


A abordagem do envelhecimento ativo baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Essa abordagem apoia a responsabilidade dos mais velhos no exercício de sua participação nos processos políticos e em outros aspectos da vida em comunidade.


Por fim, a SBGG dispõe das seguintes dicas acerca do envelhecimento ativo:

1.    *Cuidar da Pressão Arterial;

2.  *  Evite a Obesidade;

3.    *Não fume;

4.    *Faça exercícios aeróbicos como caminhada, dentro de seus limites;

5.    *Pratique esportes;

6.    *Procure eliminar as tensões e estresses;

7.    *Controle o colesterol, pois o seu acúmulo predispõe infartos e outros episódios como AVCs;

8.    *Faça ingestão adequada de vitaminas;

9.    *Não realiza a automedicação sem orientação médica prévia;

10 *Controle a glicemia (açúcar no sangue).

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Envelhecimento Ativo. Disponível em: https://sbgg.org.br/espaco-cuidador/envelhecimento-ativo/ Acesso em: 19 de dezembro de 2020

Nenhum comentário: