quarta-feira, 23 de junho de 2021

A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA PREVENÇÃO DE SEQUELAS DA COVID-19



De casos leves a graves da Covid-19, vemos inúmeros relatos de pacientes relatando algum grau de disfunção cognitiva após contrair a doença. Para indivíduos com mais de 50 anos as sequelas da Covid-19 tem sido mais intensas e ocasionado comprometimentos neurológicos e prejudicado habilidades mentais. Estes comprometimentos podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de demências, como a Doença de Alzheimer. (BRASIL, 2021)


Uma forma de prevenir os danos cerebrais ou evitar que estes sejam permanentes é através da criação ou otimização de Reserva Cognitiva (RC). A RC é a capacidade do cérebro adulto em lidar com os efeitos dos processos neurodegenerativos de forma a minimizar a manifestação clínica das demências (SOBRAL, PESTANA, PAÚL, 2015). Para a criação da RC, a estimulação cognitiva, também chamada de “ginástica cerebral” entra como grande aliada. (BRASIL, 2021)


Dentre esses exercícios para a mente, estão:

- Leitura

- Jogos de estratégia (xadrez, dama, jogo da velha)

- Contas matemáticas com uso de ábaco

- Jogos de atenção (encontrar diferenças entre imagens, caça palavras, palavras cruzadas)

- Exercícios de linguagem (ordenação de palavras, elaboração de histórias)

- Jogos eletrônicos de estimulação cognitiva


REFERÊNCIAS


BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer. Estimulação cognitiva para a prevenção de sequelas da COVID-19, 2021. Disponível em: https://abraz.org.br/2020/2021/02/05/estimulacao-cognitiva-para-a-prevencao-de-sequelas-da-covid-19/. Acesso em: 28 de maio de 2021.


SOBRAL, Margarida; PESTANA, Maria Helena; PAÚL,  Constança. Reserva cognitiva e a severidade da doença de Alzheimer, 2015. Arq Neuropsiquiatr 2015;73(6):480-486. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/anp/a/Pn8CnqYqGRHKzy59mfZ5tCn/?format=pdf&lang=em. Acesso em: 28 de maio de 2021.



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