quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Problemas nutricionais - Déficit vitamina D

 


A vitamina D é um dos nutrientes essenciais para a manutenção e desenvolvimento do organismo sendo responsável pela absorção de nutrientes como o cálcio e o fósforo, auxiliando assim na fortificação dos dentes e dos ossos, além de atuar nos músculos, sistema imunológico, no cérebro dentre outros. (ANDRADE, CASTRO, LAMBERTUCCI, LACERDA, et al, 2014)

Todavia, ao longo da vida alguns medicamentos, doenças, fatores sociais e culturais, dentre outros podem afetar a forma como o corpo o absorve a vitamina D, levando a um déficit nutricional. ( Ministério da Saúde, 2009) 

A deficiência de vitamina D é um dos fatores associados ao aparecimento de doenças crônicas, além de problemas relacionados à formação óssea, ao sistema imunológico, entre outros. (KRATZ, SILVA, TENFEN, 2018)

Alguns meios para se obter a vitamina D são: (ANDRADE, CASTRO, LAMBERTUCCI, LACERDA, et al 2014)

- Exposição a raios solares

- Suplementos de vitamina 

- Alimentos ricos em vitamina D como bife de fígado, atum, carnes, gema de ovo, leite integral, sucos cítricos, cereais dentre outros.


Bibliografia:

ANDRADE, Paula Carolina de Oliveira; CASTRO, Layana Souza; LAMBERTUCCI, Mariana de Souza;  LACERDA,Melissa Isaura de Paula Brasileiro; et al. Alimentação, fotoexposição e suplementação: influência nos níveis séricos de vitamina D. Revista Médica de Minas Gerais (RMMG), v 3.  2014. Disponível em: <http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/1823>. Acesso em 10 ago 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde / Ministério da saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude.pdf>. Acesso em 9 ago 2021. 

KRATZ, Daniela Barbosa; SILVA, Giancarlos Soares; TENFEN, Adrielli. Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC), 2018 Disponível em: <http://www.rbac.org.br/artigos/deficiencia-de-vitamina-d-250h-e-seu-impacto-na-qualidade-de-vida-uma-revisao-de-literatura/>. Acesso em 9 ago 2021.






Nenhum comentário: