A sociedade ainda possui o estigma que envelhecer significa adoecer, isto é, ficar doente. Todavia isso não é verdade pois o envelhecimento é um processo natural que possui influência de diversos fatores ao longo da vida, como a condição financeira, trabalho, condicionamento físico, a saúde mental dentre muitos outros que podem ter como resultado um envelhecimento saudável ou composto por um acúmulo de doenças. (ABRAz)
O envelhecimento traz algumas limitações, porém com o estímulo de algumas atividades, a qualidade de vida do idoso pode melhorar muito. (SBGG, 2017)
Algumas dessas atividades são: (SBGG, 2017)
-A estimulação da cognição
-Exercícios físicos
-Manutenção de uma alimentação correta
-O lazer que ajuda a preservar a saúde mental e desestressar
Essas são apenas algumas das diversas atividades que podem preservar a saúde de forma integral e estimular o envelhecimento saudável. (SBGG, 2017)
Bibliografia:
BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Envelhecimento não é doença. Disponível em: <https://abraz.org.br/2020/2021/07/23/envelhecimento-nao-e-doenca/> Acesso em: 4 set 2021.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) . Rio de Janeiro, 31 jan 2017. Envelhecimento não é doença. Confira nota oficial. Disponível em: <https://sbgg.org.br/envelhecer-nao-e-doenca-sbgg-emite-posicionamento-em-retorno-as-colocacoes-expressas-pelo-pesquisador-aubrey-de-grey-que-quer-curar-o-envelhecimento/>. Acesso em 6 set 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário