O envelhecimento é um processo caracterizado por inúmeras mudanças e o idoso precisa se adaptar a suas limitações. A sexualidade faz parte da natureza humana e entre os idosos não é um assunto muito comentado, arrastando vários mitos e tornando-se cada vez mais um tabu na sociedade. Isso influencia negativamente na saúde sexual dos idosos, somado à falta de conhecimento sobre a importância do uso de preservativos durante a relação sexual. (OLIVEIRA, Ludmila et al,2021)
Os idosos que não usam preservativos argumentam inúmeras razões como o casamento (fidelidade) e por não correr risco de uma gestação pois a mulher não se encontra mais na idade fértil. Além disso, algumas mulheres dizem que o homem não deseja usar camisinha pela perda de ereção e por isso não insistem. Já alguns homens relataram que só fazem o uso de preservativos com profissionais do sexo.(SILVA, Carla et al, 2014)
Sexo sem proteção é arriscado mas no climatério e após menopausa o fato se arrisca pelo fato de tornar a vagina da mulher mais fina facilitando o aparecimento de ferimentos que abrem caminhos para as IST´s. (SILVA, Carla et al, 2014)
A sexualidade entre os idosos ainda é marcada por grande preconceito, atrapalhando as formas de contato com o assunto. Obter informações sobre as formas de prevenção e sobre o que são as IST 's é tão importante nos idosos como nos jovens, e a falta delas contribui para o contágio de HIV. Somado a isso, a demora no tratamento facilita o óbito nos idosos em menos tempo se for comparado aos jovens. (SILVA, Carla et al, 2014; OLIVEIRA, Ludmila et al,2021)
É de suma importância que os profissionais de saúde desenvolvam políticas de saúde pública voltada à saúde do idoso, essas ações de saúde incluem promoção, prevenção, reabilitação e monitoração das políticas já existentes.(SILVA, Carla et al, 2014)
Referências:
OLIVEIRA, Ludmila et al. SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: AVALIAÇÃO DO PERFIL SEXUAL DE IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 42-50, 21 out. 2021. Disponível em: <*SEXUALIDADE-E-ENVELHECIMENTO-PRONTO.pdf (facene.com.br)> Acesso em: 21 out. 2021.
PINHEIRO, Maria. Análise dos comportamentos sexuais de idosos cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 49-61, 23 out. 2021. Disponível em: <Análise dos comportamentos sexuais de idosos cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família. | Revista Kairós-Gerontologia (pucsp.br)> . Acesso em: 21 out. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário