O sono é um processo fisiológico vital importante nas funções do cérebro humano. Com a velhice ocorrem alterações na qualidade do sono e o tempo do mesmo se reduz. A apnéia e a insônia são os transtornos do sono mais frequentes que afetam os idosos. (SBGG,2021; PEREIRA; CEOLIM,2012)
As pessoas que apresentam queixas de insônia relatam dificuldades em iniciar e manter o sono, além de despertarem precocemente. Isso poderá influenciar nas atividades rotineiras, pois os idosos se sentem mais cansados, irritados, menos dispostos e com riscos de déficits na memória e nas relações sociais. O estilo de vida, assim como o uso de álcool, cafeína e possíveis distúrbios respiratórios podem ser causas principais que acarretam na insônia nos idosos. (SBGG,2021; PEREIRA; CEOLIM,2011)
As doenças mais comuns relacionadas à má qualidade do sono são: Depressão, Alzheimer, Parkinson, dores crônicas, alterações no humor, ansiedade,diabetes, doenças gastrointestinais e cardiopatas. (PEREIRA; CEOLIM, 2012).
Como alternativa para restabelecer um padrão adequado de sono, os idosos podem optar por hábitos saudáveis (SBGG,2021)
Praticar exercícios físicos.
Ingerir água durante o dia evitando o consumo no período da noite para evitar possíveis quedas.
Optar pela leitura de um livro com redução na luminosidade do ambiente a fim de estimular o sono.
Redução do consumo de alimentos a base de cafeína.
Limitar o sono diurno (cochilos) em 1 hora.
Referências:
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).Os distúrbios do Sono no Idoso. 10 jul 2021. Disponível em: <Os Distúrbios do Sono no Idoso – SBGGRJ>. Acesso em: 20 out. 2021
PEREIRA, Alexandre; CEOLIM, Maria Filomena. Relação entre problemas do sono, desempenho funcional e ocorrência de quedas em idosos da comunidade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , 21 out. 2021. https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000400016 Disponível em: <SciELO - Brasil - Relação entre problemas do sono, desempenho funcional e ocorrência de quedas em idosos da comunidade Relação entre problemas do sono, desempenho funcional e ocorrência de quedas em idosos da comunidade>. Acesso em: 20 out. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário