quarta-feira, 13 de abril de 2022

Atividades físicas relacionadas ao envelhecimento saudável

 


O processo de envelhecimento é marcado por diversas alterações no corpo do ser humano, aumento da gordura corporal, redução da força muscular, flexibilidades, capacidade funcional e pode ser marcado também por um declínio no desempenho cognitivo da população idosa. Isso pode evoluir para complicações como problemas cardíacos, incapacidade física e doenças metabólicas.A saúde mental e física associada ao ambiente no qual o idoso vive contribui significativamente para garantir a qualidade de vida. (CORREIA, 2021; OLIVEIRA, Daniel et al, 2019)

O envelhecimento pode levar o idoso a apresentar déficit na memória e até a redução da realização de atividades diárias às quais o idoso está acostumado como a leitura, raciocínio lógico, capacidades verbais.(OLIVEIRA, Daniel et al, 2019)

Segundo a OMS, os exercícios físicos previnem e retardam os problemas que acompanham o envelhecimento  A prática da atividade física de forma regular, melhoram a aptidão física, aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, elevam a atenção seletiva, memória de curto prazo e formam novos vasos sanguíneos. Além disso, os exercícios físicos entre os idosos reduzem a pressão arterial e os níveis de LDL e triglicerídeos no plasma do idoso.  (CORREIA, 2021; OLIVEIRA, Daniel et al, 2019)

Para ocorrer um envelhecimento saudável é preciso haver bons níveis de exercícios físicos tanto para saúde mental quanto para saúde física, pois irá influenciar de forma determinante na vida da pessoa.  Pessoas ativas possuem menores riscos de serem acometidos por distúrbios mentais, além de conseguirem ter um processamento cognitivo mais rápido(OLIVEIRA, Daniel et al, 2019)

Somado a prática de exercícios físicos é essencial que as pessoas também mantenham um peso corporal adequado a fim de ser contra as disfunções do processo de envelhecimento.. (OLIVEIRA, Daniel et al, 2019)


Bibliografia:

OLIVEIRA, Daniel et al. O nível de atividade física como um fator interveniente no estado cognitivo de idosos da atenção básica à saúde. SCIELO Brasil, [S. l.], p. 1, 24 nov. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/t3PXQkFX4pWnNcHtmf4YqhP/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2022.

CORREIA, Luiz Fernando. A importância do exercício para a autonomia do idoso. Eu Atleta [S. l.], 21 jul. 2021. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/07/21/a-importancia-do-exercicio-para-a-autonomia-do-idoso.ghtml. Acesso em: 25 jan. 2022.

Nenhum comentário: