Hoje cerca de 80% da população idosa precisa fazer uso de pelo menos 1 medicamento por dia e podem depender de seus cuidadores para auxiliá-los com a hora e o contexto no momento da medicação. (Maciel et al, 2019)
A população idosa é aquela que mais faz uso de medicamentos, em quantidade e variedade, devido a doenças como hipertensão, diabetes, Alzheimer, doenças renais dentre outras. A forma correta no momento de se tomar o medicamento é muito importante para a manutenção e controle de sua saúde, com isso, a adesão que o idoso tem a um tratamento interfere diretamente em seu resultado. (SCHONROCK; COSTA; BENDER; LINARTEVICHI, 2021)
Existem alguns fatores que podem diminuir a adesão do idoso a medicação, como: (Maciel et al, 2019)
1)Estado mental - doenças neurodegenerativas tendem a levar a confusão e/ou perda de memória, fazendo com que o idoso dependa ativamente de seu cuidador para receber os seu remédios corretamente;
2)O profissional de saúde - a forma como o profissional se comunica e explica ao idoso e seu cuidador como se tomar o medicamento facilita que estes façam uso dos remédios corretamente;
3)O sistema de saúde - devido a fatores socioeconômicos, pode ocorrer do idoso não conseguir comprar os remédios necessários, sendo assim ele dependerá dos remédios disponíveis de forma gratuita na unidade de saúde perto de sua casa.
Referências:
Maciel NF, Carneiro LBP, Real APB, Castro BSR, Amorim FM, Lopes GJ, et al. Frequency of low adherence and related factors in older adults treated in Ponto dos Volantes, in the Jequitinhonha Valley. Geriatr Gerontol Aging. v.13, p.11-16, 2019. Disponível em: <https://ggaging.com/details/509/pt-BR>. Acesso em: 5 abr 2022.
SCHONROCK, G.; COSTA, L.; BENDER, S.; LINARTEVICHI, V. Adesão Ao Tratamento Medicamentoso De Pacientes Idosos Hipertensos Em Uma Unidade De Saúde Da Família Em Cascavel Paraná. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), v. 3, n. 1, p. 29-33, 2 mar. 2021. Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3025> Acesso em: 5 abr 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário