quarta-feira, 18 de maio de 2022

Alguns cuidados com o idoso com osteoporose

 




A osteoporose é uma doença silenciosa caracterizada pela perda da densidade do osso, isto é, o osso fica mais mais fino e poroso, o que pode ser comparado com uma madeira que está sendo devorada por cupins, onde o material fica cada vez mais frágil podendo se quebrar. (Secretaria de Saúde, 2019)

Como o osso é responsável pela sustentação do corpo, à medida que ele fica frágil ele pode se romper ocasionando quedas, fraturas ou deformações. Os locais mais comuns atingidos pela doença são a coluna, o fêmur, o punho e o braço. (SBEM, 2009)

Existem alguns fatores de risco para a osteoporose como o histórico familiar, uma alimentação com pouco ou nenhum cálcio e vitamina D, o sedentarismo, a menopausa precoce dentre outros, e a forma mais comum para se avaliar a presença ou não de osteoporose é o exame de densidade óssea (densitometria óssea). (BOLSTER, 2021)

Alguns cuidados para se ter com o idoso portador de osteoporose são: (Secretaria de Saúde, 2019)

1)Uma alimentação rica em cálcio e em Vitamina D, como leite e derivados, carnes, peixes, nozes dentre outros;

2)Uma exposição ao sol da manhã, e se necessário o uso de suplementos vitamínicos de Cálcio e Vitamina D; 

3)Evite o uso de tapetes pela casa ou deixar materiais perfurocortantes desprotegidos;

4)Faça uso de fitas ou pisos antiderrapantes;

5)Deixe uma fonte luminosa perto do idoso para evitar que ele ande no escuro para acender o interruptor.

Um dica de prevenção: (BOLSTER, 2021)

Ao longo da vida mantenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, faça exercícios que estimulem o tônus muscular como caminhadas, exercícios de levantamento de pesos leves, andar de bicicletas dentre outros.


Bibliografia:

BOLSTER, Marcy B. Osteoporose.  Manual MSD: Versão Saúde para a Familia, jul 2021. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/osteoporose/osteoporose>. Acesso em 11 mar 2022.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 10 coisas que você precisa saber sobre a osteoporose. 10 jun 2009. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-osteoporose/>. Acesso em 11 mar 2022.

BRASIL. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretária de Saúde. Osteoporose: saiba mais sobre a doença e sobre como se proteger. 2 jan 2019. Disponível em: <https://www.saude.rj.gov.br/atividade-na-terceira-idade/noticias/2019/01/osteoporose-saiba-mais-sobre-a-doenca-e-sobre-como-se-proteger#:~:text=A%20osteoporose%20%C3%A9%20a%20principal,aumentando%20a%20possibilidade%20de%20fraturas.>. Acesso em: 11 mar 2022.


Nenhum comentário: