domingo, 29 de dezembro de 2019

ATÉ QUANDO É SEGURO DIRIGIR COM DEMÊNCIA ?


No Brasil, não existe uma idade limite, nem legislação específica que diz até quando o idoso pode ou não dirigir, porém a situação muda quando a pessoa possui alguma demência.



No entanto, as demências formam um grupo heterogêneo, que comprometem diferentemente as funções cerebrais e em geral começam de forma leve evoluindo lentamente, portanto, nem todos precisam parar de dirigir inicialmente.





Os sinais de alerta são leves acidentes frequentes, necessidade de copilotos, perder-se em rotas familiares e indecisão em rotatórias ou bifurcações.



O profissional de saúde com apoio da família, deve avaliar o planejamento de rotas, respostas adequadas às sinalizações, tomada de decisões apropriadas frente a imprevistos, capacidade de antecipação, habilidades visuoespaciais, atenção, tempo de reação, memória, além de comportamentos impulsivos ou inadequados.



Aqueles que ainda podem dirigir devem limitar-se às rotas conhecidas, evitar dirigir à noite e em condições climáticas ruins, se estiver se sentindo mal ou cansado, não ingerir bebida alcoólica no dia ou mesmo na véspera de dirigir.



Além disso, ao aconselhar em parar de dirigir, faz-se necessário planejar modos alternativos de transporte e acompanhamento psicológico





REFERÊNCIA

BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer: Dirigindo com demência: Até quando é seguro? Disponível em: http://abraz.org.br/web/2019/09/13/dirigindo-com-demencia-ate-quando-e-seguro/ Acesso em 22 de novembro de 2019.


Nenhum comentário: