Está chegando o momento final do ano que se caracteriza pelas festividades, e durante essas comemorações é comum que a comida seja preparada com maior consideração ao sabor do que com o seu conteúdo, com base nisso fizemos esse material para lembrá-los de algumas recomendações importantes.
A alimentação do idoso é um dos pontos chaves para o seu tratamento, sendo assim o acompanhando do que se come e o como é preparado é muito importante.A alimentação influencia no envelhecimento, em doenças como hipertensão e diabetes, no humor, na disposição, ela pode também fazer interação com medicamentos, dentre diversas outras situações. (INCA, 2015)
Então aqui vão algumas dicas de cuidado com o preparo dos alimentos a fim de evitar complicações futuras: (CASSI, 2016; INCA, 2015;Ministério da Saúde, 2006)
-Embora os temperos prontos sejam mais práticos eles tendem a ter muita concentração de sódio dentre outras substâncias, sendo assim, tende trocá-los pelos naturais, como o alho, a cebola, a salsa, o coentro dentre outros que podem até serem plantados em pequenos vasos dentro de casa;
-Se atente à quantidade de frituras que vai oferecer ao idoso, e principalmente a qualidade do material em que foi frito, evitando gorduras de origem animal;
-Os alimentos embutidos como o presunto e a salsicha apesar de mais em conta, tendem a ter durante o seu preparo a adição de conservantes e gorduras, sendo assim é ideal consumir com moderação;
-Se for consumir enlatados, observe o estado da lata, se ela estiver amassada ou estufada não é recomendável o consumo
-Faça uso de alimentos ricos em fibras pois ajudam na digestão e evitando problemas como a prisão ventre. Ex: Frutas, grãos, legumes.
Bibliografia:
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos pacientes / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. - 3a ed. - Rio de Janeiro: Inca, 2015. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//guia-de-nutricao-para-pacientes-e-cuidadores-web-2015.pdf >. Acesso em: 28 nov 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria De Atenção À Saúde Departamento De Ações Programáticas E Estratégicas Área Técnica De Saúde Do Idoso. 14 jun 2006. Um guia para se viver mais e melhor. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_viver_mais_melhor_melhor_2006.pdf>. Acesso em: 28 nov 2021.
CASSI. Cartilha: Estamos envelhecendo, e agora?. 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_viver_mais_melhor_melhor_2006.pdf >. Acesso em 28 nov 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário