quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Problemas oculares comuns entre os idosos

 


É comum surgir problemas oculares com passar da idade, os idosos sentem mais dificuldades com a visão, apresentando visão turva e embaçada nas suas atividades cotidianas. (Centro de Dermatologia e Oftalmologista, 2020)


1-Catarata:

É a principal causa de cegueira mundial e ocorre geralmente com frequência depois dos 50 anos. Com tratamento precoce é possível evitar o avanço da doença. Os sintomas mais comumente encontrados são: visão embaçada, dificuldades na realização de algumas atividades como dirigir, ler um livro, excesso de brilho nos olhos. O tabagismo e a diabetes são situações secundárias à catarata. A catarata não retorna após a realização do tratamento e o paciente terá uma visão normal.(JAMPAULO, Mario 2019; Centro de Dermatologia e Oftalmologista, 2020)

2-Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): 

Esta doença se relaciona com o avançar da idade se caracterizando por distorção e embaçamento da visão, ocorre pontos escuros na vista, a visão de longe e de perto fica prejudicada, podendo evoluir para perda irreversível da mesma, dessa forma a descoberta precoce com tratamento adequado evita cegueira porém não possui cura. É comum em tabagistas e nas pessoas com obesidade. (JAMPAULO, Mario 2019; Centro de Dermatologia e Oftalmologista, 2020)

3-Glaucoma

Se houver diagnóstico tardio essa doença leva à cegueira irreversível. Ocorre a partir dos 40 anos. Os sintomas são: dor de cabeça, fotofobia, dor nos olhos intensa, visão baixa. A descoberta precoce é essencial pois o tratamento depende do nível da doença: em níveis menores pode haver uso de colírios, em estágios mais críticos ocorre a cirurgia ocular. (JAMPAULO, Mario 2019; Centro de Dermatologia e Oftalmologista, 2020)

4- Descolamento da Retina:

Assim como os outros problemas oculares este também precisa de identificação precoce pois pode evoluir para casos de cegueira. O descolamento de retina possui cura, mas o tratamento depende da causa do descolamento de retina, podendo ser resolvido com medicamentos como por cirurgias. Os sintomas mais encontrados são: manchas escuras em formato de pontos que se movem com a visão, e flashes ao mover a cabeça e os olhos. (JAMPAULO, Mario 2019; Centro de Dermatologia e Oftalmologista, 2020)

Se você apresentou esses sintomas ou possui idade superior a 50 anos procure tratamento o mais precoce possível. 

Referencia 

Centro de Dermatologia e Oftalmologista (Dermavisus). As 4 principais doenças oculares que atingem os idosos. 12 agos 2020. Disponível em: https://dermavisus.com.br/as-4-principais-doencas-oculares-que-atingem-os-idosos/ Acesso em: 10 out 2022

JAMPAULO, Mario. 7 doenças oculares que acometem mais os idosos. 27 nov 2019. Disponível em:  https://vivaoftalmologia.com.br/6-doencas-oculares-que-acometem-mais-os-idosos/ Acesso em: 10 out 2022


Nenhum comentário: