quarta-feira, 13 de março de 2024

Março Azul-Marinho – Atenção ao Câncer de intestino ou colorretal


 No Brasil o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. (HC FAMEMA)

O câncer de cólon e reto é conhecido por ser silencioso, pelo seu crescimento ser lento e manifestar sinais e sintomas apenas quando o tumor está grande. Ficar atento a eles para a detecção precoce é essencial. (IPE SAÚDE)

Alguns sinais devem ligar o alerta: (HC FAMEMA; IPE SAÚDE)

1. Sangue nas fezes

2. Mudança no hábito intestinal

3. Dor ou desconforto abdominal, tipo cólica, com gases e associado ao inchaço abdominal; 

4. Evacuações dolorosas; 

5. Diarreia, anemia;

6. Constipação intestinal;

7. Muco e fezes em fitas.

 

A prevenção está intimamente relacionada na detecção precoce de lesões pré-malignas, os adenomas. O diagnóstico precoce pode ser feito pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e por colonoscopia.

A cirurgia é o principal caminho para que o tumor seja retirado, mas também há possibilidade de ser realizada radioterapia e quimioterapia, além do auxílio de medicamentos no tratamento.

 

Referências:

HC FAMEMA. Março Azul Marinho – Câncer Colorretal. [s.d]. Disponível em: <https://hc.famema.br/marco-azul-marinho-cancer-colorretal/> Acesso em: 20 fev. 24 2024.

 

IPE SAÚDE. Março Amarelo, Março Azul-marinho e Março Lilás. [s.d]. Disponível em: https://www.ipesaude.rs.gov.br/marco-amarelo-marco-azul-marinho-e-marco lilas#:~:text=O%20M%C3%AAs%20de%20Mar%C3%A7o%20%C3%A9,digestivo%20e%20anterior%20ao%20%C3%A2nus.> Acesso em: 20 fev. 2024.


Nenhum comentário: