quinta-feira, 11 de abril de 2024

Natação na terceira idade


 A água é um ambiente ideal para prática de atividade física para pessoas mais idosas, pois o exercício realizado dentro d'água é mais seguro pelo fato de reduzirem as forças aplicadas nas articulações. (SOARES, Nerimar da Silva; SANTOS, Zirlene Adriana dos., 2010)

A natação promove a expectativa de vida de pessoas idosas através de fatores como a força da musculatura, a capacidade de rendimento do coração, circulação e dos pulmões, que se demonstram, sobretudo em nossa resistência. (SOARES, Nerimar da Silva; SANTOS, Zirlene Adriana dos., 2010)

A prática da natação influencia também em aspectos como: ocupação do tempo livre, criação de algumas obrigações a serem realizadas no dia-a-dia, integração em um grupo social. (SOARES, Nerimar da Silva; SANTOS, Zirlene Adriana dos., 2010)

Atenção! (SAÚDE BRASIL, 2018)

É importante observar o ambiente da atividade! Banheiros e corredores molhados, por exemplo, podem representar um risco de quedas! 

REFERENCIAS

SOARES, Nerimar da Silva; SANTOS, Zirlene Adriana dos. A visão dos alunos da terceira idade sobre a natação recreativa. Revista

Digital - Buenos Aires, v. 14, n. 142,

mar. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 12 Mar 2024.


SAÚDE BRASIL. Conheça as vantagens e os cuidados da natação e hidroginástica para idosos. EU QUERO ME EXERCITAR. 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2018/conheca-as-vantagens-e-os-cuidados-da-natacao-e-hidroginastica-para-idosos>. Acesso em: 12 Mar 2024.


Nenhum comentário: